Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Selecionar de Idioma

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

Tutorial

Marcos Féres* - 12/09/2006

Processos versáteis para tratamento em malha

O visual jeans da malha

   

  


Não poderia ser diferente. Como o índigo, a malha por sua versatilidade entrou para a categoria dos produtos altamente diferenciados. O tratamento pode ser realizado em malha PT (pronta para tingir) ou colorida. São várias técnicas diferentes aplicadas dentro do mesmo processo. Basta inverter a ordem das etapas.

 

Para obter um tingimento que não fica uniforme, ou seja, não recobre toda a superfície do tecido e que deixa entrever áreas do fundo, as técnicas mudam assim como os efeitos. Aplicar resina antes ou depois de prensar a camiseta produz resultados distintos (veja as fotos).

 

Acontece o mesmo com o uso de álcali e corante reativo. Como o álcali é um condutor usado para fixar o reativo, é possível obter efeitos diferentes se prensar a camiseta antes ou depois da aplicação.

 

Ao tingir com pedra e a seco, a lavanderia tinge e estona ao mesmo tempo num único processo, resultando num tingimento um pouco manchado. Após essa etapa, pode aplicar silkscreem, pulverizar pigmento ou qualquer outro beneficiamento.

 

O importante é ter muito cuidado com a resina aplicada e a prensa. Deve-se fazer um isolamento para que a chapa de ferro da prensa não entre em contato direto com a malha. Esse isolamento é feito usando uma folha térmica. Trata-se de um procedimento necessário porque se o ferro encosta no tecido, queima a malha, tirando-lhe a resistência.

 

Marcos Féres é consultor em lavanderia

 

Para entrar em contato, envie email para:

redacao@gbljeans.com.br