Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Selecionar de Idioma

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

Tutorial

Wesley Paixão* - 14/09/2006

Efeitos Especiais para Públicos Especiais

As novas exigências do jeans



 

Com a crescente evolução da cadeia produtiva têxtil no Brasil, descobrimos na linha jeanswear um mercado extremamente exigente, formado por um público que busca por efeitos especiais.

Esses efeitos são denominados diferenciados, pois, trazem para o índigo uma aparência velha, esgarçada, antiga e, muitas das vezes, até suja. As novas definições mostram um público com inversão de valores, herdando muito mais conceitos dos anos 80 (punk) e afins do que a analogia de vanguarda na qual os antigos designers apostavam.

Das várias opções de trabalho que possuímos uma delas se dá pela aplicação do fast pin: uma pistola que almeja as peças construídas em índigo prendendo-as em sua própria estrutura; promovendo uma certa reserva, de acordo com a necessidade do solicitante.

Em seguida, na ordem genericamente aqui exposta, temos uma aplicação de lixa d’água sobre a superfície do artigo, conferindo um toque muito mais agradável e valorizador das regiões atingidas; a pulverização (pistola) com permanganato de potássio promove uma aparência desgastada e muitas vezes bem mais clarificada, desde que venha seguida de um excelente alvejamento.

No que tange aos puídos; temos uma infinidade de recursos e locais para sua aplicação. Uma boa dica é realizar os puídos antes das lavagens (na peça ainda engomada) para que sua degradação seja sequencialmente natural, deixando a peça com um aspecto quase virgem.

Outra coqueluche ainda utilizada é o processo de tingimento em pequenas quantidades de corantes. Uma boa referência ainda utilizada pelas lavanderias industriais fica na ordem de 0,3% à 0,85% para corantes diretos, reativos, enxofre e com afinidade para as fibras celulósicas.

Essas técnicas, teoricamente inovadoras, são agregadas ao valor de antigas, como as usuais lavagens super-stone com pedra e enzima neutra, que promove um aspecto de esgarçado e arranhado ao confeccionado. O bom e velho ice ou snow também está presente e serve de referência ao mercado tradicionalista. Para esse mercado, devemos mencionar a grande infinidade de recursos e variações do délavé que de maneira tão significativa remete à perpetuidade dos principais pontos da sazonalidade que a moda traz presente na indumentária
.

Wesley Paixão é químico industrial têxtil

Para entrar em contato, envie email: redacao@gbljeans.com.br