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Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

Tutorial

Mônica Seabra* - 25/09/2007

Customização, caminho para o jeans exclusivo

O jeans customizado é mais que exclusivo, é único

 

 

 

O que é a customização? A partir do ano 2000, entramos no culto à individualidade, redefinindo os contornos da moda e servindo de tempero à virada do milênio.

 

A customização surgiu a partir da expressão inglesa custom made, que significa feito sob medida e deriva do verbo to customize, que significa adaptado ao gosto pessoal; é fazer ou mudar alguma coisa de acordo com as necessidades do comprador.

 

O processo apareceu como reação à entediante logomania de fins da década de 90, quando tudo o que importava precisava vir com marca de grife. Alguém chamou isso de moda dutyfree, já que o nome Maison deveria estar em letras garrafais, como nas peças à venda nessas lojinhas de aeroporto. Vivia-se, portanto, a glorificação do status e de uma moda calcada em ícones de riqueza.

 

Uma juventude para lá de fashion e sem tanta grana para gastar, começou a brincar de trabalhar as peças, bordando, rebordando, aplicando aviamentos personalizados, acessórios, tornando o look único; personalizado.

 

As revistas de moda adotaram a idéia, que,por sua vez,acabou chegando às passarelas. Portanto, a arte de customizar roupa é também uma grande tendência de moda, onde nós, criadores de moda, passamos a valorizar o indivíduo como ser único, especial!

 

Até bem pouco tempo atrás, a customização estava apenas ligada a peças antigas e meio que ultrapassadas, ou fora de moda que precisavam de uma nova cara ou apenas uma repaginada. Há muito tem mudado, sendo agora um conceito para produtos individualizados e exclusivos.

 

O luxo também se apropriou da idéia e evoluiu o conceito utilizando-se de tecnologia de ponta. A indústria está a postos para metamorfosear as pessoas enquanto seres humanos. A sedução em criar e liberar as diversas identidades ou perfis subjetivos é bastante favorecida por ela.

 

Essa arte de personalizar peças de roupas tem marcado presença em grandes marcas nacionais e internacionais, que lançam coleções ou sub-coleções denominadas como Premium ou Limited Edition.