Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Seleção de Idioma

Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

Publieditorial

Coats Corrente* - 02/03/2016

Cuidados com o zíper na lavanderia

Nesse publieditorial, a Coats fornece dicas de como proteger aviamentos de metal durante os processos e efeitos de lavagens aplicados ao jeans.

O jeans é um dos principais artigos de vestuário e requer efeitos de lavagens que estimulam a criação e a diferenciação a cada estação. Contudo, devem ser cuidadosamente planejados e desenvolvidos quanto aos aspectos técnicos dos processos envolvidos. Um ponto crítico dessa análise é avaliar as conseqüências destes processos sobre aviamentos, como linhas, zíperes, botões, etiquetas etc.

“Temos uma preocupação constante em orientar os nossos clientes quanto às melhores práticas para os processos de lavanderia, mas o número de variáveis envolvidas é grande e devem ser controladas minuciosamente”, afirma Gregorio Mazzucco, gerente do Controle de Qualidade da Coats Corrente, fabricante dos zíperes Opti.



Oxidação: Apesar da constante evolução das lavanderias quanto aos processos, deve-se sempre avaliar os efeitos oxidantes causados nos zíperes em decorrência da utilização de determinados produtos químicos durante a preparação das peças, lavagem e secagem. A utilização demasiada ou indevida desses produtos ocasiona danos em partes específicas do jeans e a conseqüência varia com base em fatores como a gramatura do tecido, a concentração do produto químico, o tempo e a temperatura de processo, além de procedimentos executados incorretamente.

Em relação aos zíperes, é sempre importante observar os níveis corretos de enxagüe a fim de reduzir o acúmulo de agentes químicos entre os dentes e/ou cavidades dos cursores, evitando a concentração desses reagentes que em contato ocasionaria a danificação do tecido. Para que haja mais segurança nesses processos, é fundamental a orientação de um profissional da área química, seja na formulação de receitas, quanto na definição dos procedimentos, tempos e demais variáveis.

Pressão: Outro ponto crítico é o processo de acabamento durante o qual é necessário inflar a peça para a operação. Neste caso, é extremamente importante controlar a pressão e evitar força demasiada, capaz de exceder o limite de resistência das peças. Pressão demais ocasiona a remoção ou deslocamento dos dentes dos zíperes, e também, rupturas dos pontos de costura. Importante ressaltar que nessa fase do processo de produção, o artigo ainda não possui botões e todo o esforço recai sobre o zíper.

Água: Nos processos molhados é comum ocorrer encolhimento em certos tecidos, fator que pode acarretar enrugamento de algumas partes costuradas em função da utilização de linha inadequada e/ou pontos desregulados.

Passadoria: Cuidados devem ser observados para que as pranchas de passar não sejam fechadas diretamente sobre os zíperes com força excessiva. Esta ação pode provocar o fechamento da boca dos cursores e/ou a quebra dos puxadores.

Suporte técnico: A Coats Corrente disponibiliza uma equipe experiente de consultores técnicos, sempre à disposição no auxílio de seus clientes.

Para mais informações sobre os produtos da Coats Corrente compatíveis com beneficiamento de jeans, entre em contato conosco através dos canais abaixo:

Portal Industrial: www.coatsindustrial.com/pt
Central de Atendimento: 0800-7021101

Sobre a Coats
Com um rico patrimônio construído há mais de 250 anos, a Coats é líder mundial em linhas industriais e produtos têxteis de consumo, e está presente em mais de 70 países, empregando mais de 20.000 pessoas em seis continentes.

Suas marcas são globalmente reconhecidas, o que fortalece o relacionamento com os clientes e os consumidores finais, atendendo as necessidades atuais e futuras de seus parceiros. O compromisso da empresa é compreender o negócio de cada cliente, combinado à experiência dos colaboradores, entregando confiança e segurança.

O pioneirismo e a cultura de inovação da Coats garantem que a companhia continue como líder ao redor do mundo, fornecendo valor em seus produtos e serviços para as indústrias de vestuário e calçados, aumentando a oferta em novos mercados e online, e aplicando técnicas inovadoras para desenvolver produtos em novas áreas, tais como aramidas e fibra óptica.



*Esse artigo é um informe publicitário de COATS CORRENTE