Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Seleção de Idioma

Sábado, 21 de Outubro de 2017

Produção Limpa

Redação - 07/10/2016

Flavia Aranha oferece curso de tingimento natural

Marca paulistana de moda feminina estende conhecimento da estilista para interessados em técnicas sustentáveis na área têxtil.

O ateliê da estilista Flavia Aranha, na capital paulista, está oferecendo cursos de tingimento natural feito a partir de cascas de árvores, frutos, flores e raízes. A motivação principal para a criação do espaço é aproximar as clientes finais do processo produtivo, gerando dessa maneira maior consciência e autonomia, avalia a marca. Os próximos cursos programados são Impressão Botânica em Têxteis, em 15 de outubro, e Tingimento Natural Têxtil no Contexto Urbano, em 29 de outubro.

O público dos cursos é bastante diversificado, de áreas criativas como moda, design e arquitetura. Segundo Flavia Aranha, o tingimento natural é como o coração da marca, e um de seus fundamentos. Todas as peças produzidas em seu ateliê recebem esse tipo de beneficiamento. “Acreditamos não só nos benefícios ambientais, como também nas mudanças que geram na cadeia e na própria relação do consumidor com a peça”, afirma a estilista.



Até o final do ano, o ateliê vai organizar outros cursos ,voltados à área de têxteis e moda, com a participação de designers Mayumi Ito e Tati Polo, além de um curso voltado a explorar as propriedades das plantas aplicadas ao vestuário com Anais K. e Eliza Dantas. Num formato mais teórico, Mamadou Diawara, malinês integrante do Instituto Rizoma, apresentará um histórico da evolução dos tingimentos naturais na África Ocidental, fazendo uma demonstração da técnica tradicional de Bogolan, feita com barro.