Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Seleção de Idioma

Terça-feira, 23 de Maio de 2017

Verão 2018

Jussara Maturo - 10/11/2016

Covolan estende linha de super elásticos

Nova coleção tem 19 bases, a maioria acima de 60% de alongamento, e a empresa propõe processo para pular a etapa de estonagem em lavanderia.

Desde o inverno 2016, a Covolan tem investido na ampliação de sua linha Ultra Stretch Denim e continua com a estratégia na coleção voltada ao verão 2018. O fabricante de denim lançou para a estação 19 bases, das quais 16 delas são super elásticas com mais de 3% de elastano na composição que junta algodão e poliéster, na maioria dos casos.

Somente os dois artigos de base moletom acrescentam 7% de poliamida em composição, que inclui 75% algodão, 15% poliéster e 3% elastano. O denim Luky tem tingimento intenso e trama preta, enquanto o Luky Blue como o nome indica tem tingimento azul intenso e trama tinta em índigo. Segundo Denis Marcel Ortenzi, do marketing da Covolan, a presença da poliamida na composição deixa suave o toque do avesso do tecido. De peso 9,5oz, esses dois artigos trabalham com 70% de alongamento.

No verão, o fabricante acrescentou mais uma base com 5% de elastano na composição (stretch de 60%), junto com 83% de algodão e 12% de poliéster. Peso de 8,5oz e tingimento de azul intenso que ajuda a dar contraste em marcação de costura. Entre os tecidos com trama preta de poliéster, Ortenzi destaca o OnLine Blue (tingimento azul médio) e o OnLine Blue Black (tingimento sulphur).

A linha de camisaria ganhou mais uma opção elastizada em 5,5oz. É o Versus com alongamento de 60% e tingimento azul médio. Ao todo, o verão 2018 da Covolan conta com seis bases com alongamento de 70%, quatro de 60% e uma de 80% (o leve Loose, de 6,5oz e trama preta). Complementam os lançamentos da coleção, um artigo 100% algodão, o Rude, também leve (5,5oz), de largura de 1,66 metro, indicado pela empresa para camisas e peças soltas, como shorts e vestidos.

Como opção de elastano de conforto, a coleção incorpora duas variações do Chip, ambos com a trama preta e peso em torno de 7oz: o Blue e o Blue Black, cuja elasticidade atinge 30%.

PULA ESTONAGEM
Para marcação de costura no denim, a receita básica na etapa molhada do processo envolve desengomagem, estonagem (feita com enzima ou pó abrasivo), alvejamento e amaciamento. A estonagem demanda cerca de 30 minutos para ser realizada e exige três enxágues para retirada de resíduos. Marcos Fernando Silva, técnico de lavanderia da Covolan, observou que nos tecidos super elásticos é possível obter uma boa marcação de costura pulando a etapa de estonagem. Isso não funciona para bases rígidas, como as 100% algodão, ressalta.

Ao queimar uma etapa do processo molhado, é possível reduzir tempo de trabalho, economizar em produtos químicos, consumo de água e vapor, pondera Ortenzi.

GALERIA DE FOTOS

Ampliar
  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
  • Foto 5
  • Foto 6
  • Foto 7