Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Seleção de Idioma

Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Produção Limpa

Redação - 16/11/2016

C&A e Malha se unem por moda sustentável

Os dois parceiros vão trabalhar em quatro frentes, sendo que a primeira será a incubação de dez marcas por um período de 12 meses, escolhidas por edital.

A C&A e a Malha firmaram uma parceria para projeto que propõe novas formas de organizar, produzir e consumir moda dentro do objetivo de um futuro mais sustentável e colaborativo. O projeto tem o apoio do Instituto C&A em conjunto com a Malha que tem um galpão no Rio de Janeiro que funciona como um espaço de coworking e laboratório de experimentação em moda. Serão quatro frentes de atuação. As duas primeiras contemplam a incubação de novas marcas e o desenvolvimento de um pólo de upcycling - para transformar em novos produtos aqueles resíduos ou peças de roupas que seriam descartadas, que deve ser inaugurado no início de 2017. Já as demais frentes contemplam palestras, workshops e bolsas de estudo para a escola de moda da Malha.



A primeira frente é a de incubação de dez marcas, por um período de 12 meses, que poderão se candidatar por meio de edital. As marcas incubadas terão à disposição um espaço para produção e exposição de seus produtos, no estúdio fotográfico Malha, e consultoria, por meio de um processo conduzido com colaboradores da rede de varejo. Os eventos estão programados para ocorrer a cada dois meses e terão como objetivo gerar discussão e conhecimento sobre assuntos como inovação, produção local e independente, sustentabilidade, moda com propósito, economia colaborativa e tendências para o futuro da moda sustentável.

Outra frente do projeto é o apoio à Escola de Moda da Malha com o desenvolvimento de cursos com foco em inovação e sustentabilidade na indústria da moda e concessão de bolsas de estudo integrais para capacitar pessoas de comunidades carentes para atuar na indústria da moda.

O projeto tem a curadoria da Malha, movimento colaborativo liderado por uma parceria entre Templo (plataforma de empreendedorismo criativo fundada por Herman Bessler) e André Carvalhal, com sede em um galpão no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A Malha conecta criadores, empreendedores, produtores, fornecedores e consumidores, promovendo acesso a meios de produção e estimulando a troca de conhecimentos, diz o grupo.