Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Seleção de Idioma

Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Comunidade iLtda

Redação - 03/05/2017

Univates promove desfile de moda inclusiva

Evento da universidade gaúcha acontece pelo segundo ano consecutivo com a apresentação de trabalhos de conclusão do curso de Design de Moda.

O curso de Design de Moda da Univates, centro universitário comunitário sediado em Lajeado, no Rio Grande do Sul, promoverá em parceria com a Mercur, em 23 de agosto, a segunda edição do Desfile de Moda Inclusiva, que será realizado durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O projeto conta com o envolvimento de formandas do curso e de algumas associações e instituições que dão apoio a pessoas com deficiência das cidades gaúchas de Lajeado, Estrela, Teutônia e Cruzeiro do Sul.

Além do artigo científico, o Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC, o curso de Design de Moda incluiu a proposta de uma coleção com peças comerciais e conceituais para serem apresentadas em um desfile e a partir do próximo semestre, uma das peças deverá ser elaborada para vestir pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Como a idéia foi bem aceita pelas estudantes, foi implementada com as formandas deste semestre, cujos trabalhos serão apresentados no Desfile de Moda Inclusiva deste ano.



Segundo a Univates, diferentemente do desfile de moda inclusiva anterior, a criação das roupas deverá considerar pessoas que possuem o mesmo tipo de deficiência. Antes as roupas eram elaboradas para uma pessoa específica. As alunas passam por todo o processo de lançamento de uma coleção, incluindo um casting com os modelos.

Uma das formandas, por exemplo, Heloísa Beneduzi, está trabalhando com mulheres de baixa estatura, que possuam nanismo ou outras síndromes que inibem o crescimento. Outras seis alunas estão estruturando suas coleções para diferentes públicos. Além do desfile, estão programadas apresentações artísticas das entidades participantes.