Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Seleção de Idioma

Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Varejo

Jussara Maturo - 15/05/2017

Marisa fecha trimestre com lucro

É o primeiro resultado positivo da varejista em dois anos, que voltou ao perfil de origem, fechou nove lojas em 2017 e investiu em duas grandes campanhas de marketing.

Desde o início de 2015, a varejista Marisa operava com prejuízo. No primeiro trimestre de 2017, a companhia reverteu o prejuízo, assinalando lucro líquido de R$ 14,74 milhões no período, diante de perda de R$ 17,18 milhões em igual período de 2016. A receita líquida consolidada avançou 1,1% na comparação com o ano passado, chegando a R$ 615,43 milhões ao fim de março A operação de varejo contribuiu com R$ 449,47 milhões, que correspondem à queda de 1% sobre o primeiro trimestre do ano passado.

O faturamento de varejo foi afetado pela base de comparação, explica a empresa. Enquanto a liquidação de verão deste ano foi realizada em janeiro, a anterior foi feita em dezembro, ressalta o relatório de resultados. Também seguraram a expansão, o tráfego de clientes nas lojas, considerado ainda baixo, e a “consequente redução no volume de operações (quantidade de tickets)”. A avaliação é de que a evolução dos indicadores macroeconômicos seria por enquanto incipiente e que levará alguns meses até que a população atendida pela Marisa possa sentir esses efeitos.



A gestão priorizou o controle de estoque a fim de diminuir as sobras de coleção para serem vendidas em liquidação, conteve os índices de inadimplência e manteve as despesas sob estreita vigilância. A rede que chegou a ter 416 lojas em dezembro de 2014 foi diminuindo nos dois anos seguintes para fechar março com 398 pontos de venda, nove deles encerrados no primeiro trimestre de 2017.

Os investimentos foram cortados, correspondendo a R$ 12,49 milhões de janeiro a março, contra R$ 26,99 milhões no mesmo trimestre de 2016. Parte dos recursos deste ano foram aportados para o marketing especialmente em duas campanhas publicitárias. Para a de janeiro foi contratada Patrícia Abravanel, a filha apresentadora de Sílvio Santos, e a segunda foi veiculada em março com a atriz Letícia Spiller já mostrando a coleção de outono.