Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Seleção de Idioma

Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017

Produção Limpa

Redação - 01/06/2017

C&A reduz consumo de energia em 50%

Rede de lojas adotou controladores de demanda, implantou lâmpadas de LED e padronizou a temperatura do ar condicionado.

A C&A reduziu pela metade o consumo com iluminação, representando uma economia de 12% na fatura de energia. O consumo total de 2016 comparado ao de 2012 diminuiu 19% o uso de energia por metro quadrado de área útil de venda. Segundo a companhia, a redução é fruto de diversas medidas implementadas desde 2004 para obter eficiência energética, como a adoção de controladores de demanda, racionalização do uso de aparelhos de ar condicionado em todas as lojas, incluindo a compra de equipamentos mais modernos com padronização da temperatura; instalação de lâmpadas de LED em mais de 50% das unidades, e a migração para o Mercado Livre de Energia.

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a C&A está em segundo lugar no ranking de migrações, como consumidor especial, no Mercado Livre de Energia – ambiente de negociação no qual os consumidores podem comprar energia de fontes alternativas ao suprimento da concessionária local. Nessa categoria de consumo que utiliza outras fontes de energia renováveis, como eólica, biomassa e PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a empresa conseguiu reduzir em 23% o custo de energia, informa.



LOJA REFORMADA
Uma das lojas mais recentes a ser reaberta depois da reforma foi a unidade do Shopping Center Norte, na capital paulista. Ali foi implantado design modular e flexível, iluminação sustentável com 100% das lâmpadas de LED (proporcionando redução de 10% no consumo total de energia da loja), nova proposta de vitrine e telão. Os provadores também foram adaptados de forma a melhorar o atendimento ao consumidor com a instalação, por exemplo, de um botão que permite chamar um colaborador da loja para auxiliar o cliente.

Além do comércio eletrônico a varejista holandesa conta com 276 lojas em vários estados do Brasil.