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Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Negócios

Ana Luiza Mahlmeister - 12/06/2017

Quality investe em fidelização

Volume de peças processadas aumentou nos primeiros meses do ano em comparação a 2016, embora o volume total não tenha retomado níveis históricos.

A Quality, lavanderia de Charqueada, interior paulista, aumentou o processamento de peças neste ano comparado ao primeiro semestre de 2016, com expansão de 35%. Voltada para atender grandes volumes, a lavanderia foi adaptando os processos à demanda dos grandes clientes que diminuíram volumes gradualmente em função do cenário econômico brasileiro. “Hoje estamos processando 50% do que fazíamos em 2014”, aponta o proprietário da Quality, Edson Silva.



Com o início da estabilização política no ano passado, o mercado ensaiou uma retomada, mas não ao ponto de recuperar os níveis históricos de produção. “Na crise econômica o mercado de jeans continua promissor por oferecer peças baratas e duráveis, mas as famílias diminuíram as compras”, analisa o empresário. Para fazer frente a esse cenário, os investimentos em novos equipamentos para a lavanderia estão suspensos por enquanto. “Estamos estudando a aquisição de uma quarta máquina a laser, mas vai depender do aumento da demanda”, ressalta ele.

A Quality tem capacidade para processar 120 mil peças por mês com até dez processos, ou 250 mil com quatro processos, chegando a atingir de 1,2 milhão a 1,3 milhão por ano. “Em 2015 tivemos um volume de 914 mil peças e em 2016 despencou para 700 mil”, diz Silva. Uma das estratégias, segundo o proprietário, foi investir em fidelização, mantendo em carteira 22 clientes ativos. O empresário trabalha com a expectativa de que o mercado só retome o volume de vendas após as eleições, entre 2018 e 2019.