Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Seleção de Idioma

Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Produção Limpa

Redação - 21/06/2017

Archroma premiada pela OutDoor Industry

A linha de corantes à base de resíduos da natureza EarthColors venceu na categoria de inovações sustentáveis.

No primeiro dia da feira OutDoor Industry Show, no domingo, 18 de junho, na Alemanha, a organização anunciou os vencedores da edição deste ano do prêmio concedido a produtos e projetos que se destacam por aspectos como funcionalidade, design ou de inovação sustentável que impulsionem a indústria de roupas, equipamentos e acessórios para atividades ao ar livre. Foram 38 premiados, entre os quais a indústria química Archroma, cuja linha de corantes EarthColors venceu na categoria de inovações sustentáveis.

São corantes sintetizados a partir de sobras de plantações e da indústria de ervas, tais como casca de nozes e folhas de alecrim, substituindo as matérias-primas tradicionais. Lançada em 2014, a linha conta hoje com seis opções de cores, de tons naturais. Junto com os corantes Earthcolors, a Archroma desenvolveu um sistema que permite rastrear o produto da origem ao varejo. Para isso, o fabricante fornece tags com chips embutidos para serem pendurados nas roupas confeccionadas com tecido tinto com corantes dessa categoria. O chip pode guardar dados identificando a tecelagem, onde a peça foi lavada, a fonte de biomassa entre outros dados, diz a empresa. O tag é lido por smartphone com chip NFC embutido.

No exterior, marcas como a neozelandesa Kathmandu, com roupas e equipamentos para esportes ao ar livre, e o fabricante chinês Flocus, que produz fibras, fios e tecidos à base de bambu, estão entre as empresas que usam a linha Earthcolors, informa a Archroma.

GALERIA DE FOTOS

Ampliar
  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3