Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Selecionar de Idioma

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Produção Limpa

Redação - 22/09/2017

Ferramenta avalia práticas sustentáveis

Programa Texbrasil lançou aplicativo de uso online que permite às empresas do setor têxtil e de confecção de roupas fazerem um diagnóstico rápido de suas ações.

Entrou no ar a semana passada uma ferramenta online que permite às empresas do setor têxtil e de confecção fazerem um diagnóstico rápido de suas ações na área de governança, especialmente as relativas às questões de sustentabilidade ambiental. Desenvolvido pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), o aplicativo tem por base um questionário com 21 perguntas, no formato de múltipla escolha, divididas em três temas: governança, responsabilidade ambiental e responsabilidade social.



O questionário pode ser respondido diretamente no site do indicador batizado de Tex Index Brasil ou ser baixado para o computador do usuário interessado. O Texbrasil estima que completar o questionário não demore mais que 30 minutos. Mas, pode ser bem mais rápido desde que o gestor tenha uma boa noção das práticas da empresa nas três áreas que servem de parâmetro.

Ao final do processo, o sistema faz um diagnóstico sintético com base nas respostas. A análise usa um modelo de maturidade que estabelece cinco níveis de adequação do plano de ação da empresa, se tiver um: Consciente, o mais básico deles; Eficiente; Holística; Inovadora; até a classificação de Líder. Inclui ainda um nível de Não Conformidade. E tem o estágio de Plano de Ação que, no caso de uma empresa fictícia, não foi sugerido.