Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Selecionar de Idioma

Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Varejo

Ana Luiza Mahlmeister - 03/10/2017

Arranjos Express expande operação no Brasil

Marca portuguesa de customização de roupas e peças têxteis, incluindo jeans, conta com 74 lojas no Brasil e deve terminar 2017 com 120 pontos de venda

A desaceleração econômica e o incentivo ao reaproveitamento têxtil formaram uma conjuntura propícia para o crescimento da franquia de reparos e customização de roupas Arranjos Express. A empresa portuguesa abriu sua primeira loja no Brasil em 2013 e hoje conta com 74 franquias, com previsão de chegar até o final de 2017 com 120 pontos de venda. As lojas estão distribuídas em 12 estados, sendo 70% em capitais e a maioria em shopping centers. “A expansão das lojas mostra que a busca por reparos e atualização de looks cresceu muito no Brasil”, afirma Francisco Nakahara, diretor financeiro da Arranjos Express.

Um dos diferenciais da franquia, além de fazer uma barra de calça em apenas uma hora, é a transformação de roupas em outras peças têxteis. A demanda dos consumidores de jeans, por exemplo, é significativa, diz Nakahara. A procura é pela transformação da calça em destroyed e aplicação de patches, além da transformação em bolsas, caminha para pet e carteiras. “Cada vez mais, as pessoas se preocupam em consumir menos e dar vida nova ao que já têm”, explica o diretor. O interesse pela franquia da Arranjos Express, segundo Nakahara, cresceu também com a demanda por releituras de peças e estilos, e a possibilidade de transformar uma roupa perdida no fundo do armário em um novo look que vestirá melhor em seu tipo físico, estilo e personalidade.



Para capacitar a mão de obra, a Arranjos Express inaugurou em agosto uma Loja Escola na capital paulista, para aulas de gestão do negócio. Os atendentes e líderes das franquias são capacitados com técnicas de liderança e vendas, enquanto as costureiras, conforme o nível de experiência, têm treinamentos básicos até os mais avançados, como alfaiataria, além de atividades de atualização.

O espaço de treinamento tem capacidade para até 22 franqueados de forma simultânea, que podem participar dos cursos divididos em módulos e turmas mensais, com agendas pré-definidas e conteúdos obrigatórios e facultativos. Os atendentes são divididos em duplas para receberem mais atenção. As costureiras recebem cursos de aperfeiçoamento em turmas de cinco pessoas, em uma simulação do trabalho nas franquias. “Por ser uma mão de obra difícil de reter, essas profissionais têm uma atenção especial nas franquias, atraindo as profissionais pelo treinamento e faixa salarial superior à paga nas fábricas e confecções”, diz Nakahara.

A Arranjos Express foi fundada em 2003, em Portugal, para reparos e ajustes de roupas, e posteriormente ampliou o escopo de atuação para a customização. Com cinco lojas próprias em Portugal, a empresa se internacionalizou em 2013 com a abertura das unidades no Brasil, e em 2018 deve contar com franquias na Bolívia. Além de roupas convencionais, trabalha com têxtil para o lar como cortinas, almofadas e toalhas de mesa, e roupas para pets.