Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Selecionar de Idioma

Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

Gestão

Ana Luiza Mahlmeister - 19/12/2017

Dinâmica foca em qualidade e controle de custos

Uma das estratégias que rendeu entre 25% a 30% de economia na conta de luz nos últimos seis meses foi a adesão ao mercado livre de energia; também registrou aumento de produção

A Dinâmica Lavanderia, de Maringá (PR), investiu em programas de qualidade para continuar crescendo. De acordo com o diretor da empresa, Eduardo Borin, o desaquecimento econômico exigiu mais controle sobre os processos para maximizar ganhos e integrar a produção. O resultado foi um aumento de 5% no faturamento comparado ao ano passado.

Há dois anos a lavanderia vem aplicando a metodologia de “lean manufacturing”, voltada para enxugar processos e dirigir recursos para conferir mais agilidade à linha de produção e alcançar zero defeito. A empresa também ampliou seu sistema de ozônio para economizar água de enxágue. Outra estratégia que rendeu entre 25% e 30% de economia na conta de luz nos últimos seis meses, foi a adesão ao mercado livre de energia. “Pedimos para passar para esse regime em janeiro e avaliamos algumas propostas das concessionárias, fechando com a Copel, que já era a nossa fornecedora em regime fechado”, conta Borin. Por meio do contrato, a lavanderia paga apenas pela energia que usa, dando mais flexibilidade nos momentos de pico ou de baixa de produção.

“Desde 2004 a Dinâmica usa o sistema de gestão empresarial da Multitherm interligado à automação das máquinas de lavar, trazendo padronização dos processos e informações mais precisas da produção”, diz Borin.  

Além do crescimento na receita neste ano, a Dinâmica aumentou a produção, passando de 240 mil peças mensais para 250 mil em 2017. A lavanderia atendeu a exigência da indústria pelo processamento de maiores volumes em períodos mais curtos, refletindo os fluxos dos fabricantes que não querem empatar estoques. “Esse movimento traz mais desafios à administração e requer sistemas de gestão bem azeitados”, completa.