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Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Gestão

Jussara Maturo - 16/02/2018

Focus fará eventos por segmento

Além do Fashion Day, cuja edição mais recente foi realizada em São Paulo no início de fevereiro, a empresa pretende montar calendário por área, como de denim e calçadista

Com 4 mil itens em produtos têxteis destinados a diferentes ramos da indústria, a Focus Têxtil pretende ao longo de 2018 montar eventos segmentados com informações direcionadas. Segundo a gerente de moda da empresa, a maior importadora de tecidos do Brasil, entre as áreas a serem contempladas com eventos dedicados estão a de denim e a calçadista. O anúncio foi feito na abertura do Fashion Day, congresso de seis horas realizado pela empresa na capital paulista no início de fevereiro, reunindo clientes, estudantes de Moda e profissionais de outros setores.

O evento incluiu palestras com informação de moda para a indústria da moda em geral, com Ellen Leite e Lilian Marino, do departamento de pesquisa da Focus, e outra voltada para linhas femininas, com Bia Aidar; um preview das direções criativas para o inverno 2019, com Evilásio Miranda, representante no Brasil do birô francês Nelly Rodi. A palestra de encerramento ficou a cargo do veterano Walter Rodrigues, que tratou da necessidade de as empresas brasileiras de moda investirem na construção de identidade, de modo a criar marcas.

Na avaliação de Rodrigues, o mercado brasileiro hoje trabalha sob o regime limitado à oferta de produtos. “É preciso a reconfiguração de como estamos tratando nosso cliente, de como estamos criando produtos tão iguais que as pessoas estão desestimuladas a comprar”, defendeu o estilista e um dos principais analistas da moda brasileira. Ele disse que atualmente pensa se as pessoas não estão comprando mais moda em decorrência da crise econômica, sem dinheiro para gastar, ou não compram “porque não tem coisa interessante para comprar”.

Walter Rodrigues também é o curador do projeto Design Visions que desafia alunos selecionados de faculdades de Moda de São Paulo a criar coleções a partir do que encontram na Sala de Retalhos da Focus, que podem ser tecidos cortados para mostruário ou mesmo sobras. São escolhidos dez alunos e no evento são indicados os três melhores de acordo com votação do público. Durante o Fashion Day ficam expostas as melhores peças de cada coleção. O desafio desta edição foi criar sob o tema A Resistência a partir da Imigração Japonesa.

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