Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Selecionar de Idioma

Sábado, 22 de Setembro de 2018

Comunidade iLtda

Redação - 21/02/2018

Instituto C&A vai financiar transparência na moda

Está aberto o edital que escolherá os três melhores projetos que ajudem a melhorar as condições de trabalho em toda a cadeia, e receberá propostas até 11 de março

Com a intenção de buscar inciativas que levem a mudanças estruturais nas condições de trabalho da indústria da moda no Brasil, o Instituto C&A decidiu abrir um edital pelo qual vai financiar três projetos. As propostas podem ser encaminhadas até 11 de março. O orçamento total será de R$ 1,3 milhão. O financiamento máximo para um projeto será de R$ 600 mil, caso a proposta ultrapasse esse teto, terá que indicar outras fontes de apoio que complementem o valor previsto. Em 11 de maio, o instituto anunciará os projetos que receberão os recursos. A previsão é de início dos trabalhos a partir de 1º de junho.

Não podem participar pessoas físicas. Com esse edital, o Instituto C&A mostra interesse por projetos que não apenas apurem informações ou dados relativos às condições de trabalho, mas que compartilhem o conhecimento gerado de forma pública, transparente e gratuita para todos os agentes que compõem a cadeia de abastecimento da indústria da moda brasileira, incluindo as áreas têxtil, de vestuário, calçadista e de acessórios. E que proponham modelos práticos de implementação.



Medidas dessa natureza ajudariam na tomada de decisão em torno de ações que promovam mudanças positivas nas condições de trabalho atual, diz a organização em comunicado ao mercado. Também incentivariam a prestação de conta no setor da moda, declara Giuliana Ortega, diretora executiva do Instituto C&A.

O entendimento é de que a prestação de conta “permite uma análise comparativa e estabelece novos padrões de comportamento” por parte da cadeia. A organização reconhece avanços ainda que tímidos por parte de marcas e grupos industriais que começam a divulgar publicamente informações como as oficinas de costura com as quais trabalham, as condições de trabalho nelas encontradas, informações de segurança, entre outras.