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Segunda-feira, 23 de Abril de 2018

Gestão

Ana Luiza Mahlmeister - 17/04/2018

Ferramenta auxilia a avaliar lucro na web

Por meio de diversas variáveis, calculadora online gratuita da SinalizeWeb simula o retorno sobre o investimento de uma loja virtual

É fácil definir os custos de uma plataforma de e-commerce para abrir uma loja virtual, mas os pequenos negócios ainda têm muita dificuldade em avaliar o retorno sobre o investimento (ROI), além de outras variáveis como o montante necessário para o marketing digital, SEO (Search Engine Optimization ou otimização do mecanismo de busca) e performance para obter sucesso. Atuando há 11 anos como consultoria de marketing, a SinalizeWeb desenvolveu a Calculadora Online para E-commerce PME (Pequena e Média Empresa) para ajudar esses empreendimentos a avaliarem suas estratégias. O sistema é gratuito, disponível para análise com diferentes simulações.

A empresa participou da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae entre 7 e 10 de abril, na cidade de São Paulo, onde apresentou a nova ferramenta. “Nosso estande recebeu muitas empresas de moda e confecção interessadas em estudar a entrada no comércio eletrônico”, ressalta Abu Amir, head de SEO e e-commerce da SinalizeWeb. No estande, os empreendedores entravam com alguns dados no sistema e recebiam uma avaliação sobre sua estratégia de comércio eletrônico.



O empreendedor entra com dados como investimento atual e lucro almejado, a margem de lucro do produto (markup), média de vendas de cada cliente na loja virtual (ticket médio de compras) e informações relacionadas à estratégia do negócio, como a participação das compras a partir de um marketplace. Por meio da simulação aparecem resultados diversos conforme as variáveis, explica Amir.

A média de ROI para um e-commerce de performance mediana é o ROI 14, ou seja, para cada R$ 1,00 investido a empresa tem o retorno de R$ 14,00. “Quando os clientes têm um trabalho apropriado de busca orgânica e conteúdo (SEO), boas campanhas de marketing digital e um e-commerce na plataforma apropriada e com estratégia assertiva, este ROI pode subir para 34, ou seja, a cada R$ 1,00 investido, a empresa lucra R$ 34,00”, explica Amir. Ao final da simulação, a pequena empresa recebe um relatório que mostra os resultados do ROI na configuração simulada - para um novo negócio ou negócio existente -, os custos de taxas, e informações relativas ao lucro líquido no cenário imaginado.

Segundo Amir, a maioria dos pequenos varejistas sequer tem sites ou tem presença na web mal estruturada e amadora. No entanto, a maioria quer testar a venda por comércio eletrônico, seja em site próprio ou por marketplace. Nesse caso, ele aconselha primeiro definir o público consumidor para depois atraí-lo à loja e convencê-lo a comprar. A matemática de dados aliada às ferramentas de marketing digital, ajudam o empreendedor nestas etapas.

“Na jornada do consumidor é preciso criar para aqueles que já compraram uma experiência excelente de forma que o cliente volte a consumir de maneira recorrente e recomende sua loja para outras pessoas”, completa o executivo. Para entrar com as informações na Calculadora Online para Ecommerce PME, segundo Amir, é necessário ser um bom gestor analítico do negócio.

O empreendedor entra com informações como investimento atual e lucro almejado, a margem de lucro do produto (markup), média de vendas de cada cliente na loja virtual (ticket médio de compras) e informações relacionadas a estratégia do negócio, como a participação das compras a partir de um marketplace. Por meio da simulação aparecem resultados diversos conforme as variáveis, explica Amir.

A ferramenta está disponível no link: https://sinalizeweb.com.br/ferramenta-para-calculo-de-roi