Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Selecionar de Idioma

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

Varejo

Redação - 19/04/2018

Associados da ABVTex terão consultoria em gestão

Parceria com o Senai Cetiqt vai oferecer capacitação para que as empresas do setor de confecção atendam aos requisitos do programa da entidade que promove o fornecimento responsável na cadeia de produtos

A ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa as principais redes de varejo de moda do país, firmou uma parceria com o Senai Cetiqt, centro de estudos aplicados à cadeia produtiva, para promover o intercâmbio de conhecimento e consultoria em gestão e produtividade com os fornecedores. Um dos principais gargalos da indústria de confecção é o modelo fragmentado de produção e a dificuldade de gerir milhares de fornecedores entre micro, pequenas e médias empresas, com subcontratação de serviços de costura, lavanderia, estamparia e bordados, enfrentando desafios relacionados aos ganhos de volume e escala, explica a associação.

De acordo com a ABVTex, a consultoria do Senai Cetiqt permitirá capacitar as empresas do setor de confecção para que atendam aos requisitos do Programa ABVTex que promove o fornecimento responsável na cadeia de produtos. Em sete anos de existência, o programa realizou em torno de 26 mil auditorias em confecções e seus subcontratados para verificação das boas práticas e do não uso de mão de obra análoga à escrava na produção de artigos de vestuário e calçados, informa a entidade. Os associados também receberão consultorias técnicas para aumento de produtividade, qualidade do produto, sustentabilidade ambiental e redução de custos. 

O projeto tem capilaridade nacional por meio da Rede Senai, composta por 58 Institutos de Tecnologia e Inovação (ISTs) em todos os estados. Segundo a ABVTex, a parceria faz parte dos esforços da entidade para incentivar a indústria a investir em inovação e capacidade de gestão, garantindo mais competitividade e um ambiente de negócios mais sustentável.