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Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

Lançamentos

Jussara Maturo - 18/05/2018

Santista resgata sua história no denim

Na coleção do inverno 2019, ano em que a empresa chega aos seus 90, o fabricante valoriza a tecnologia de tingimento em corda

Próxima de completar 90 anos, a empresa foi fundada em 1929 como Tecidos Tatuapé, o braço têxtil do Moinho Santista, a Santista Jeanswear lançou o inverno 2019 valorizando o azul do denim, que só começaria a produzir em 1975. No evento de apresentação da nova coleção, na capital paulista, criou a sala dos azuis explicando para uma nova geração de estilistas e marcas como funciona o tingimento em corda. Os fios são trançados e mergulhados no corante índigo, que sobe verde, depois em contato com o oxigênio muda para amarelo até ficar azul e ser mergulhado novamente.

O processo se repete por diversas vezes até que todos os fios da corda tenham sido banhados. “A cada passada, o banho anterior cria uma espécie de cera, responsável pelo brilho do tecido no final”, explica Lilian Kurosaki, gerente de marketing da Santista Jeanswear. Dependendo do artigo, o tipo de banho em corda pode gerar uma dúzia (ou até mais) de graduações de azuis, a serem explorados em lavanderia, explica a executiva. Para destacar essa variação, a empresa convidou seis marcas para trabalharem cada uma com um artigo de tingimento diferente, associado a uma manta com seis graduações de azul.

O resultado foi exposto na sala dos azuis, da qual participaram a Replay que trabalhou o Lazuli; a Levi’s, o Índigo Blue; a Ellus, o Onix; a Calvin Klein, o Galaxy; a Colcci, o Light Blue; e a Motor Oil, o lançamento Aura.

Não por acaso, os 11 lançamentos de denim foram todos em variação de azul, do puro ao black/blue. O pacote é completado com uma extensão de sarja. Do total, Lílian destaca o Feeling, da linha Denim Couture, que combina quatro fibras: 72,4% algodão, 13,6% poliéster, 12,2% liocel e 1,8% elastano com 44% stretch, em tingimento puro índigo.

Também aponta como novidade a família Aura Denim, que estreia com três artigos, tratados com acabamento especial que reflete cor e brilho em duas gamas de cores, diz a empresa. É o caso do Frenzy, com 98% algodão e 2% elastano de 37% de estiramento; do Wonder, com alto stretch; e o Marvel, um 100% algodão.

O Happen tem tecnologia Lycra Beauty e o Tuaregue é outro 100% algodão com alta cobertura de cor, assim como o Duke.

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