Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Selecionar de Idioma

Terça-feira, 17 de Julho de 2018

Gestão

Jussara Maturo - 05/07/2018

Totvs lança espelho inteligente para lojas

Dona de uma das maiores bases instaladas de software de gestão para o mercado de moda, a empresa apresenta soluções para o varejo e prepara projeto de indústria 4.0 com o Senai-SP

Embora o uso de tecnologia interativa com o consumidor dentro das lojas ainda engatinhe no varejo brasileiro, os fornecedores acenam com produtos que possam ir mudando o ambiente. Dona de uma das maiores bases instaladas de software de gestão para o mercado de moda, a Totvs incluiu uma loja de roupas no espaço Smart Mall montado dentro da ABF Franchising Expo, realizada a semana passada na capital paulista. Para essa área, fez parceria com a Mr.Cat, franquia de calçados e acessórios com 219 lojas distribuídas pelo Brasil, e instalou um provador com espelho inteligente.

“É uma forma de o lojista ver a tecnologia aplicada”, explica Fernando Donizette, analista de projeto de inovação da Virtual Age, comprada em 2014 para atuar como o braço especializado em moda da Totvs, comercializando aplicativos de gestão para as diferentes atividades desse mercado - da indústria têxtil e de confecção ao comércio de atacado, passando pelo varejo, incluindo franquias. Com tela sensível ao toque das pontas dos dedos, o espelho tem leitor de etiqueta RFID que reconhece a roupa ou o sapato escolhido. Por ali mesmo, o consumidor pode verificar se tem a mesma peça em outro tamanho ou cor, pedir ajuda ao vendedor ou gostar do que escolheu e comprar.

Na loja modelo, o cliente leva o produto até um balcão de auto-atendimento equipado com antena e sensores de RFID. Uma tela se abre com o passo-a-passo para a finalização da compra e pagamento. Integrado, o sistema dá baixa automática no estoque. A solução com o espelho inteligente foi a novidade da Totvs. A base do espelho é um aparelho de TV digital comum. Para ser transformado em espelho precisa de uma película especial que recobre a tela e funciona como a interface de acesso ao sistema, explica Donizette.

PASSO PARA A INDÚSTRIA 4.0
Segundo conta Donizette, a Totvs negocia com o Senai-Brás, unidade da cidade de São Paulo, a instalação de uma confecção de vestuário baseada no conceito de indústria 4.0. O escopo do projeto começaria a ser discutido esta semana. A previsão é de que em quatro meses, ali por outubro, essa linha de produção esteja pronta e funcionando. O valor do investimento depende da abrangência do projeto, explica Donizette.

Ele explica que será usada a solução de software da Totvs, de fundo. “O grande desafio é a comunicação máquina-máquina, que faça a movimentação das peças entre as estações, e acerte os ajustes”, ressalta. Também há previsão de desenvolvimento de um scanner próprio para registrar medidas do corpo humano.

GALERIA DE FOTOS 

Ampliar
  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4