Acesse o GBL Jeans

Esqueci minha senha

Cadastro

Selecionar de Idioma

Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

Produção Limpa

Redação - 16/08/2018

ABVtex faz parceria com acreditadora global

Acordo com a Saas visa aperfeiçoar o programa de monitoramento da cadeia produtiva de moda, criado pela entidade que representa o grande varejo de vestuário há oito anos

Representante do grande varejo brasileiro de vestuário, a ABVtex anunciou que firmou acordo com a Saas (Social Accountability Accreditation Services), organismo de acreditação global cuja missão é apoiar a implementação de padrões sociais e trabalhistas dentro das empresas, como mais um passo para evoluir com o programa de monitoramento da cadeia produtiva de moda, criado há oito anos. Segundo a entidade, a responsabilidade da acreditadora será o de atuar na avaliação técnica e qualitativa das auditorias realizadas no âmbito do programa que concede o selo de certificação ABVtex.

No Brasil, a Saas é representada pela BSD Consulting, que ficará responsável pela execução dos trabalhos de avaliar as competências dos sistemas de auditoria e dos auditores individuais que trabalham com a ABVtex. Atualmente, a entidade brasileira trabalha com cinco empresas que fazem a verificação das boas práticas (ambientais, sociais e trabalhistas) em fornecedores do varejo, como confecções de artigos de vestuário, calçados, acessórios e artigos de cama, mesa e banho: ABNT, Bureau Veritas, DNV GL, Intertek e SGS.

“Este trabalho da SAAS será em conjunto com a ABVtex para garantir o alinhamento com as práticas internacionais, além de privilegiar melhorias contínuas da governança técnica e de qualidade assegurada nas auditorias do Programa”, declarou Edmundo Lima, diretor executivo da ABVtex, em comunicado ao mercado sobre a parceria com a acreditadora. A intenção é instituir metas e indicadores de desempenho das empresas auditadas. Nesses oito anos, foram realizadas 28.572 auditorias, sendo que atualmente 3.922 empresas foram aprovadas no Programa ABVtex.