Secretaria lança curso de Moda Inclusiva

Primeira edição foi idealizada para 20 alunos e começa no dia 5 de março, no Centro de Excelência e Inovação em Benefício da Pessoa com Deficiência, no bairro do Ipiranga, na capital paulista.

Após experiências bem-sucedidas nas sete edições do Concurso de Moda Inclusiva, a Secretaria de Estado do Direito da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPD-SP) decidiu lançar um curso específico sobre o tema que começa em março. “Nos últimos sete anos vimos crescer o interesse dos profissionais pela moda inclusiva, com o aumento de teses de mestrado e pessoas procurando informações sobre o assunto, mostrando a falta de material e disciplinas que abordem o tema”, afirma a coordenadora do curso de Moda Inclusiva da SEDPD-SP, Daniela Auler.

A primeira edição do curso foi idealizada para 20 alunos e começa no dia 5 de março no Centro de Excelência e Inovação em Beneficio da Pessoa com Deficiência no bairro do Ipiranga, na capital paulista. “Como há muitos interessados, planejamos  futuramente um curso de ensino a distância para atender a essa demanda crescente inclusive fora de São Paulo”, afirma Daniela.

O curso será ministrado por professores como o estilista Mário Queiroz, especializado em moda masculina; Geraldo Lima, da Anhembi Morumbi, que estuda a deficiência visual; e Patricia Santana, da Tendere, um laboratório de tendências que aponta cenários futuros. “O objetivo do curso é dar ao aluno uma nova visão das necessidades da pessoa com deficiência para que a peça de roupa possa atrair também outros públicos. Apesar de focar no específico, a meta é pesquisar a moda mais ampla, para que todos se beneficiem com o conforto, praticidade e flexibilidade do conceito”, comenta Daniela. Uma calça para cadeirante com abertura pela frente, além de dar independência ao deficiente, pode interessar a qualquer pessoa, exemplifica a coordenadora.

Do currículo constam aulas de história da moda, pesquisa, desenho e criação, os passos do desenvolvimento de uma coleção baseado na moda inclusiva, ficha técnica e o desenho de novos paradigmas de corpos, entre outros temas.