Cedro mostra o trabalho dos finalistas do concurso que promoveu

Com a proposta de partir de uma calça jeans básica criar peças novas, como jaquetas e vestidos, a disputa selecionou o projeto de seis estudantes de Moda, de escolas mineiras.

Durante o Minas Trend Preview, voltado para o lançamento das coleções de outono/ inverno 2013, a Cedro apresentou em seu lounge os seis looks criados pelos finalistas do concurso Cedro e você vestem mais o Brasil, realizado como parte das atividades de comemoração pelos 140 anos ininterruptos de produção. A disputa propôs a estudantes de Moda das principais faculdades de Minas Gerais criarem uma peça de vestuário inovadora a partir de uma calça jeans básica, dentro do tema ecletismo e utilizando, obrigatoriamente, outros tipos de materiais na composição do novo modelos. Dos 20 croquis enviados para avaliação, seis foram selecionados.

Os finalistas receberam os materiais da Cedro, sendo calça jeans ou de sarja colorida, para compor os looks que serão destaque na próxima edição da Fix Pin, a revista com lançamentos e tendências publicada pela empresa a cada coleção e distribuída aos clientes. Da universidade FUMEC, foram selecionados cinco looks. O primeiro foi da estudante Fernanda Fontes Arges, que buscava manter a originalidade das peças recebidas, retrabalhando estampa e lavagens. Com estilo despojado, a estudante optou por misturar padrões clássicos e modernos, na minissaia com aplicações de bordados em paetês e suspensórios.

O segundo trabalho escolhido da universidade foi de Sam Santos que apostou em sobreposições e, a partir de referências históricas, criou um vestido em camadas que a Cedro descreve como look streetwear. O terceiro foi da Júlia Salomão Pinheiro, que criou um conjunto de top e shorts a partir da desconstrução de uma calça jeans. Usou o cós da calça para um fazer um top, explorando o avesso do tecido. Para o shorts, cortou em tiras o que sobrou da calça, criando textura através do entrelaçamento das fitas, combinadas entre claro e escuro. A quarta finalista foi Lorrane Simin, que apresentou um vestido de corte assimétrico e estampas feitas de pequenos triângulos que se baseiam nas imagens de um caleidoscópio.

A quinta e última finalista da FUMEC é a dupla Luma Valadão e Deborah Arêdes, que montou um vestido considerado elegante, confortável e bem feminino, chegando até os joelhos. O sexto lugar foi ocupado por Daniel do Espírito Santo Gomes, conhecido como Dani Black, estudante do Centro Universitário UNA, que apresentou uma jaqueta feita a partir da base de um colete e de uma calça feminina. Para o shorts, ele cortou as pernas da calça e customizou com aplicações de spikes e paetês. Segundo a Cedro, o concurso tem como objetivo valorizar a moda mineira e dar oportunidades aos estudantes dessa área. Por isso, planeja promover concursos semelhantes a cada seis meses, conta Eduardo Silva, analista de marketing da empresa.