Rede de artigos infantis pertence ao grupo português Sonae, também dono da Salsa
Com uma linha diversificada de jeans para crianças, desde os bebês para os quais tem a linha First Denim até os maiorzinhos de 9 anos, a portuguesa Zippy chega ao Brasil mediante o modelo de franquia. Master franqueadora, a GRPF investiu R$ 3 milhões para trazer a marca ao país, informa ao portal GBLjeans, Laura Mendonça, diretora da empresa. A estreia está prevista para o mês que vem, entre os dias 12 e 15 de novembro, com a abertura de duas lojas de varejo, uma própria, na capital localizada no Morumbi Shopping, e outra franquiada, no Shopping Tamboré, em Barueri, município que integra a Grande São Paulo.
A meta acordada prevê a abertura de mais quatro lojas até 2023, somando seis operações da Zippy no varejo brasileiro no período, conta Filipa Bello, diretora criativa da varejista, em entrevista ao GBLjeans. Inicialmente, o mix de produtos comercializado – além de roupas, inclui calçados, acessórios e puericultura – será todo importado, enviado por fábricas que atendem o grupo em Portugal e países da Ásia. A produção local é uma possibilidade, mas, a decisão passa pelo volume a ser movimentado no país, que poderia vir a atender também outras duas lojas da região (uma na Venezuela e outra na República Dominicana).
A operação brasileira faz parte de um plano de expansão mais amplo do Sonae, que visa abrir mais 70 lojas entre 2019 e 2021. Sem contar os dois novos pontos do Brasil, o grupo conta atualmente com 125 lojas, das quais 47 lojas em Portugal e 118 distribuídas por 20 países. Segundo Filipa, a coleção de roupas representa um dos principais produtos em volume da rede. São 6 mil modelos lançados por ano, metade a cada estação. Ao todo, são criadas 12 coleções por ano, com entregas semanais, para garantir novidades constantes no ponto de venda, explica.
Nem tudo estará disponível nas lojas brasileiras. “Fizemos uma curadoria de seleção de produtos para adaptar ao gosto dos brasileiros e tamanho das lojas”, diz a diretora criativa. As lojas do Brasil ocupam em torno de cem metros quadrados, praticamente metade da área requerida pelas lojas da rede. A Zippy estreia no país com a coleção summer, cheia de cores e estampas.
ACOMPANHANDO FASES
Fundada em 2004, a Zippy trabalha com o conceito de family partner brand, conta Filipa. De modo que as lojas são pensadas também para receber as crianças e não apenas os pais. Como o lema da varejista é ‘we go togheter’, o estilo desenvolve as roupas sob quatro pilares, descreve a diretora: lifestyle; fase de crescimento da criança, em que ela cita o exemplo de uma calça jeans, pensada para que uma criança de três anos possa vestir e tirar sozinha, acompanhando o início de autonomia; qualidade, que passou por um refinamento da produção das fábricas parceiras em Portugal e na Ásia; e preço.
“Somos muito fortes em jeans, com modelos desde bebês até 9 anos, com variedade de composição de tecidos, fits e lavagens”, observa Filipa. Além da linha First Denim, outro destaque do mix é a linha Comfort Denim, com modelos em denim malha.
Laura, da master franqueadora brasileira, conta que ao decidir investir em uma franquia avaliou os mercados infantil e da terceira idade. “São dois segmentos em ascensão e que não sentiram tanto a crise econômica”, avalia a empresária. Segundo ela, optou pelo varejo infantil porque a Zippy já tinha interesse no Brasil, “a qualidade do produto e o preço é bastante competitivo e interessante para o nosso mercado”, completa.
OUTRAS OPERAÇÕES DO SONAE
O grupo português Sonae tem atuação em diversas áreas do varejo, como moda, supermercado, setores financeiro e tecnológico, shopping centers. Na moda, tem Zippy, Mo, Losan, Deeply e a Salsa Jeans, da qual detém 50% do capital da empresa dona da marca. No Brasil chegou a ter hipermercados, mas, saiu desse segmento, dedicando-se à área de shopping centers, com portfólio de nove grandes centros comerciais no país, sendo o Shopping Parque D.Pedro, em Campinas (SP), o primeiro deles em 2002.
GALERIA DE FOTOS