Em um ano, a oferta de modelos custando acima de R$ 200 mais que duplicou no mercado brasileiro, alterando o mapa da concorrência
A quarta sondagem de preços do GBLjeans revela duas mudanças consideráveis nas forças de mercado. Em um ano, a oferta de modelos custando acima
de R$ 200 chegou a triplicar em determinados levels da pesquisa realizada desde o segundo semestre do ano passado. Em decorrência desse movimento, as forças de mercado se alteraram. Em faixas cuja participação era difusa, sem predomínio de marcas, emergem lideranças. A mobilidade entre as marcas dentro dos levels de valor alto começou a ser detectada na sondagem anterior e se consolidou na atual.
O range de maior disputa continua sendo o de calças que custam entre R$ 300 e R$ 400. Passou de 136 modelos na primeira sondagem para 426, na terceira, para alcançar 374 modelos disponíveis na atual. O número de marcas ficou estável. Nesta quarta sondagem, os 136 modelos à venda, que correspondem a cerca de 25% do total contabilizado, eram comercializados por 31 marcas.
O segundo level mais disputado é o da faixa logo acima, com calças de R$ 402 a R$ 600, correspondendo a 17% do total. A oferta de modelos nessa parcela subiu de 85 opções na primeira prospecção para 277 na terceira, e ficou em 247 na atual, comercializados por 26 marcas. O terceiro principal range tem 224 opções na faixa de preços que varia de R$ 250 a R$ 299,99, representando 16% do total. Esse level é disputado por 31 marcas.
OS LÍDERES NESSAS TRÊS FAIXAS
A sondagem do GBLjeans não toma como referência o volume de produção. Atribui valor a partir da concentração de marcas e a quantidade de modelos disponível em cada uma das 14 classes de preço definidas para realizar o levantamento. Os levels começam pelos modelos básicos até alcançar as fatias de jeans de luxo. Nas três faixas com mais alternativas de modelos, as sondagens iniciais revelavam um ambiente pulverizado, sem marca se destacando em volume de modelos.
O cenário mudou ligeiramente nesta quarta sondagem, ainda que nas três faixas mais concorridas, as marcas com maior quantidade de modelos não ultrapassam os 12% do total de cada range. No level de R$ 300 a R$ 400, o mais forte, a Forum lidera a oferta online, entre modelos para homens e mulheres, seguida de perto por Ellus e John John. No segundo range mais disputado (de R$ 402 a R$ 600), a Coca-Cola Jeans, do grupo AMC Têxtil, o mesmo da Forum, é a primeira a se destacar, também seguida por Ellus e John John. O terceiro range principal com jeans custando de R$ 250 a R$ 299,99, tem a Calvin Klein despontando.