Sondagem do GBLjeans considera calças custando a partir de R$ 60, vendidas online nas lojas de departamento, lojas de marcas ou em grandes marketplaces
Ao contrário do que se observou nas faixas de preços mais competitivas, nos cinco primeiros patamares, a quantidade de modelos disponíveis caiu
8% em relação à primeira sondagem. A maior redução foi observada entre o segundo e o quarto levels, chegando a 30% menos opções do que havia há um ano. Também diminuiu o
número de marcas disputando cada um dos cinco primeiros níveis, concentrando a concorrência basicamente nas cinco grandes redes lojas de departamento do varejo de
moda brasileiro.
Nas cinco faixas iniciais de preços, que reúnem os modelos custando entre R$ 59,90 e R$ 160, o predomínio na oferta permanece com C&A, Marisa, Pernambucanas, Renner e Riachuelo, que mantêm participação desde o primeiro levantamento nesse quadrante. Há um ano a sondagem do portal GBLjeans acompanha a variação de preços das calças jeans vendidas no varejo brasileiro. Considera apenas as marcas com comercialização online, seja em marketplaces de moda, como também nas lojas oficiais, uma vez que aumentou a quantidade de marcas com presença direta.
Entre as novidades detectadas pela nova sondagem, a constatação de que a calça jeans mais barata encontrada no universo observado é de R$ 59,90, quase 20% acima que o menor preço verificado nos três levantamentos anteriores, que era de R$ 49,99.
Seis empresas disputam o primeiro level com 19 produtos, ou seja, 1,3% do total de modelos apurado na quarta sondagem. São as cinco lojas de departamento mais a Planet Girls, que pela primeira vez concorre nesse patamar, embora com apenas um modelo, custando R$ 69,90, que é o topo do primeiro level onde ficam, aliás, a
maioria dos jeans comercializados nessa categoria.
HIGHLIGTHS DAS LOJAS DE DEPARTAMENTO
As cinco grandes lojas de departamento do varejo nacional de moda estendem participação até o quinto level, onde ficam as calças que custam entre R$ 130 e R$ 159,99. Mesmo que tenha diminuído a quantidade de marcas ao longo de um ano, de 22 para 15, a disputa esquentou. A quantidade de modelos no quinto level subiu
50%.
A Renner perdeu a liderança nas calças vendidas no quinto level para a Denúncia, a marca que apresentou a maior quantidade de modelos comercializados nessa faixa, mostra a quarta sondagem do GBLjeans.
A varejista de moda francesa Kiabi, que abriu a primeira loja no Brasil em agosto, aparece na sondagem pela primeira vez. Começa pelo 3º level, cujos preços do jeans adulto variam entre R$ 89 e R$ 99,99. Mas tem modelos até o 6º level, assim como a Marisa.
A Renner disputa até o 7º level, que reúne os modelos que chegam a R$ 210.
A C&A disputa até o 5º level, com opções de calças que não ultrapassam R$ 160.
Pernambucanas e Riachuelo concorrem online até o 4º level, com modelos vendidos entre R$ 105 e R$ 130.
SOBRE O LEVANTAMENTO
A sondagem do GBLjeans não toma como referência o volume de produção. Atribui valor a partir da concentração de marcas e da quantidade de modelos disponível em cada uma das 14 classes de preço definidas para esse levantamento. Os levels começam pelos modelos básicos até alcançar as fatias de jeans de luxo. O levantamento só leva em conta os preços cheios, desconsiderando promoções.