Institutos da Renner e da C&A, além da Riachuelo, lançam programas de capacitação a criadores, comunidades e negócios autorais

Três grandes varejistas de moda do mercado brasileiro — Renner, C&A e Riachuelo — anunciaram novas iniciativas que fortalecem empreendedorismo, economia criativa e projetos comunitários ligados ao setor. Os movimentos incluem editais, investimento cultural, apoio a criadores emergentes, aceleração de negócios, fomento à cultura e programas estruturantes voltados a artesãos, jovens talentos e negócios autorais desenvolvidos em ambientes que enfrentam barreiras sociais.
As ações de Renner e C&A são conduzidas através dos respectivos institutos, enquanto a iniciativa da Riachuelo envolve o lançamento de uma plataforma de curadoria.
INSTITUTO LOJAS RENNER
O Instituto Lojas Renner anunciou novo edital voltado a organizações sociais. Desta vez, serão contemplados projetos cujas propostas resultem em impacto positivo direto no entorno, no caso, comunidades localizadas na zona oeste do Rio, e na região de Cabreúva, no interior de São Paulo. Oferece até R$10 mil por projeto, ampliando o modelo já implementado em Porto Alegre, onde foram apoiados 12 projetos com investimento de R$120 mil.
Conforme o instituto, a iniciativa prioriza grupos formados por mulheres, jovens e população negra. Com inscrições abertas até 17 de janeiro, o edital reforça a estratégia da entidade de fomentar inclusão socioprodutiva, fortalecer comunidades e promover relações sustentáveis nos entornos onde a companhia opera. Dele, podem participar organizações sem fins lucrativos com ao menos um ano de atuação comprovada.
Cada organização selecionada receberá até R$10 mil em doação única, para execução de iniciativas pontuais como pequenas reformas, aquisição de equipamentos, realização de oficinas e eventos ou capacitação de equipes.
“A ampliação do edital reforça nosso compromisso de atuar como um agente transformador nos territórios onde estamos presentes. Buscamos fortalecer organizações que promovem inclusão, diversidade e desenvolvimento social, criando oportunidades reais para as comunidades”, declarou em comunicado de imprensa Eduardo Ferlauto, diretor executivo do ILR e diretor de sustentabilidade da Lojas Renner S.A.
INSTITUTO C&A
Em nova ação, o Instituto C&A direcionou R$1milhão para a segunda edição do Moda Tech – Sonhando Futuros, projeto que une moda, arte e tecnologia sob mentoria do estilista Vitorino Campos. A iniciativa reúne 12 jovens criadores em uma mostra imersiva na Galeria Pivô, na capital paulista, além de promover debates, experiências audiovisuais e atividades gratuitas voltadas à formação, inovação e futuro sustentável da moda.
Paralelamente, o instituto anunciou o apoio de R$1 milhão ao Feira Preta Festival em Salvador, na Bahia, como modo de incentivar a economia criativa e o protagonismo negro. O festival, que estreia na capital baiana, reúne música, moda, audiovisual, desfiles, feiras e uma programação inteiramente gratuita mediante doação de alimentos.
RIACHUELO LAB
A Riachuelo LAB é descrita pela varejista como plataforma dedicada à curadoria e ao incentivo de talentos nacionais em moda, arte e cultura. O primeiro projeto apoiado é o Mãos da Moda, desenvolvido em parceria com a Nordestesse, para conectar estilistas e grupos artesanais de Bahia, Paraíba e, a partir de 2026, do Rio Grande do Norte. De acordo com a empresa, a ideia é que se torne um programa contínuo de valorização da moda autoral e do artesanato brasileiros, sendo gradativamente estendido a outros estados.
Nessa etapa inicial, serão produzidos 12 looks por marca selecionada, com aporte financeiro e mentorias especializadas, que serão desfilados em apresentações locais nos estados ao longo de maio de 2026. E, em junho, desfilam na semana de moda Dragão Fashion Brasil, realizada em Fortaleza, no Ceará.
O programa busca a preservação de técnicas manuais tradicionais ao promover o intercâmbio entre estilistas e artesãos das áreas têxteis (bordado, crochê, renda, tear), de cestaria e de couro.
Na Bahia, os grupos artesanais participantes tiveram seleção pelo Artesanato da Bahia, órgão ligado à Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Já na Paraíba a escolha foi feita em conjunto com o Programa do Artesanato Paraibano, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico. Os grupos artesanais contemplados se dedicam a trabalhos manuais como renda de bilro, bordado em crivo rústico, ponto-cruz e labirinto.
Por chamada pública, a inscrição atraiu 40 projetos, dos quais 8 foram selecionados. Seis são da Bahia: Adriana Meira Atelier, Dua, Luci Bortowiski, Inttui, Areia e Teroy. Da Paraíba, os vencedores são a Marca Morada e a Carnavalia. A iniciativa prevê aporte financeiro de R$18 mil para cada marca e R$12 mil para o respectivo grupo artesanal.
foto: designers selecionados para o Riachuelo LAB (divulgação)




