Em cerimônia realizada em Buenos Aires, autoridades dos dois países formalizaram o acordo que entra em vigor nesta sexta-feira-feira, 3
Começa a valer oficialmente a partir desta sexta-feira, 3, o sistema de pagamento entre Brasil e Argentina que elimina o uso do dólar. As transações podem ser feitas em real ou peso, sendo que a adesão ao novo sistema é voluntária. Mas as autoridades monetárias dos dois países julgam que a adoção dos pagamentos com moeda local traria vantagens. Avaliam que especialmente para as pequenas e médias empresas, representaria benefícios como a redução no custo das operações.
O lançamento oficial do Sistema de Pagamento do Comércio Bilateral em Moedas Locais (SML) foi realizado na noite de ontem, 2, em Buenos Aires, na Argentina. O SML está regulamentado no Brasil pela resolução 3.068 do Conselho Monetário Nacional. A medida prevê que exportadores brasileiros vão poder emitir em real a fatura às empresas compradoras da Argentina. E vice-versa, com os exportadores argentinos emitindo faturas em peso.
Caberá ao Banco Central do Brasil e da Argentina a consolidação diária dos valores envolvidos em cada transação pelo equivalente em dólares norte-americanos.