Índice da Fundação Getulio Vargas mostra retração do ânimo de compra em relação ao mês anterior
A confiança do consumidor na economia diminuiu entre abril e maio deste ano, conforme constatado pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Fundação Getulio Vargas. A partir da coleta de dados feita entre os dias 2 e 20 de maio, o levatamento registrou redução de 2,4% no índice entre os dois meses, passando de 118,2 pontos em abril para 115,4 em maio. Comparado ao mesmo mês do ano passado, o índice variou 1,2% para baixo.
Dentre os fatores considerados para compor o índice, o quesito que mede as expectativas dos consumidores em relação à economia local foi o que mais influenciou na queda do ICC em maio. A porcentagem de consumidores prevendo melhora diminuiu de 26,4% para 21,4%, ao mesmo tempo, a fatia dos que esperam piora aumentou de 19,8% para 21,6% no período. A sondagem se baseia em amostra com cerca de 2 mil domicílios em sete capitais brasileiras.