Por causa do feriado de Carnaval, que deixou o mês com menos dias úteis, a atividade industrial no setor têxtil caiu em relação a igual período do ano passado.
De maneira geral, em fevereiro, a indústria brasileira consumiu menos energia elétrica em relação ao mesmo mês de 2014. A queda foi de 4,6%, somando 14.298 GWh. O setor têxtil está entre os principais ramos industriais que apresentou queda de uso, apresentando no período recuo de 8%, informa o balanço mensal sobre o mercado de energia elétrica divulgado recentemente pelo governo federal. Para a queda geral da indústria, o documento aponta como causas o feriado de Carnaval, que este ano caiu em fevereiro, deixando o mês com menos dias úteis; a temperatura menor em relação a fevereiro de 2014; e a retração econômica. Também mostra que sobre janeiro de 2015 houve aumento de 1,6% no uso de eletricidade pelas indústrias.
No sudeste, a crise provocada pela falta de água influenciou o desempenho setorial, acrescenta o documento. Ainda avalia que a desvalorização do real em relação ao dólar por enquanto não teve reflexos sobre a importação de produtos têxteis, agravando a redução de atividade na área, onde “o custo da energia elétrica é fator importante”. Os estados mais afetados pelo corte de consumo de eletricidade na têxtil estão Paraíba (-48%); Paraná (-12%); Minas Gerais (-9%) eSão Paulo (-6%).