Variação ficou acima da média do comércio em geral, e foi uma das mais altas no mês

Mantendo a oscilação que marcou o comércio do setor desde janeiro, cresceu a venda do varejo de moda em julho. Subiu
2,8% em volume e 3,6% em receita nominal, em relação a junho. O desempenho ficou acima da média para o comércio em geral no mês.Conforme a Pesquisa Mensal de Comércio realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as vendas do varejo nacional aumentaram 1,2% em volume e 2,2% em receita.
Varejo de moda também registrou a segunda maior alta do comércio em julho. Só ficou abaixo de outros artigos de uso pessoal e domésticos, com alta de 19,1% em volume de vendas e de 22,6% em receita, mostra a pesquisa do IBGE.
ACUMULADO DO ANO
Com o desempenho de julho, em que cresceu a venda do varejo, moda acumula aumento de 34,6% em volume, na comparação com os primeiros sete meses de 2020. O mesmo confronto indica crescimento acumulado de receita de 36,9%.
O comércio como um todo cresceu 6,6% em volume e 18,6% em receita, de janeiro a julho de 2021 sobre igual período de 2020.
RETOMADA
O IBGE observa que, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor de Tecidos, vestuário e calçados, que o GBLjeans denomina Moda, deu um salto. Obteve aumento de 10,3% em volume de vendas e de 10,5% na receita nominal.
Descolou da performance do comércio como um todo que, nos últimos 12 meses, acumula teve alta de 5,9% (volume) e 14,7% (receita).
DESEMPENHO NOS ESTADOS
Até julho, todos os 12 estados que são destaque da pesquisa do IBGE acumulam crescimento nas vendas do varejo de moda no ano. E também no acumulado dos últimos 12 meses.
Em junho três estados ainda apresentavam variação negativa nos 12 meses anteriores. São Paulo é o estado onde o varejo de moda acumula a menor alta: de 2,6% em volume e 2,7% em receita.
Também Paraná e Rio Grande do Sul reverteram a variação negativa em 12 meses que enfrentaram até junho.
DETALHES NOS GRÁFICOS
Clicando nas setas, confira a variação mensal das vendas do varejo de moda e geral. Também encontra a variação acumulada entre janeiro e julho, do setor e por estado. Além de encontrar o acumulado de 12 meses para o varejo de moda em 12 estados.