Foi o que mostrou uma pesquisa do IPEA divulgada nesta semana
De acordo com pesquisa divulgada na semana passada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), agentes internacionais que atuam no país mostraram maior preocupação com a inflação em maio, comparado ao mesmo estudo feito em fevereiro. Neste mês, 64% dos entrevistados disseram que esperam inflação de 5,5% para os próximos 12 meses.
Para a pesquisa Monitor Internacional foram entrevistados 170 agentes, entre embaixadas e consulados instalados no país, câmaras de comércio internacionais, empresas com controle estrangeiro e organizações multilaterais. No quesito econômico, o índice, que varia de -100 a +100, ficou em +4, mostrando leve percepção positiva da economia. “Houve uma acomodação da percepção desses agentes em relação ao Brasil. O segundo semestre do ano passado foi atípico, com o país crescendo muito, inflação baixa e debate eleitoral. Esse grau de euforia sofre agora uma acomodação”, analisa Márcio Pochmann, presidente do IPEA.
Além das questões de economia, a pesquisa avaliou ainda a percepção destes agentes em mais duas categorias: político, governamental e institucional; e social, revelando aumento da expectativa positiva em relação aos resultados das políticas sociais do governo (o índice passou de 17 em fevereiro para 28 em maio).