Estudo aponta que o Brasil terá 9 milhões de pequenas empresas, em 2015

Diante da população estimada de 210 milhões de pessoas para o período, pesquisa do Sebrae prevê que o país atingirá a relação de 24 empresas por habitante, média encontrada nos mercados desenvolvidos

Em 2015, o Brasil pode ter 9 milhões de pequenas empresas em operação, frente à população estimada de 210 milhões de pessoas. Por essa projeção, em sete anos o país teria uma empresa para cada 24 habitantes, relação próxima a mantida por países desenvolvidos como o Reino Unido. Esse é um dos principais dados apontados pela pesquisa Cenários para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Estado de São Paulo 2009/2015, realizada pelo Observatório das MPEs do Sebrae-SP.

 

De acordo com o estudo, em 2000, a relação era de uma empresa a cada 42 habitantes. Os dados indicam, ainda que, mais da metade (55%) dos 9 milhões de pequenas empresas em operação estaria concentrada no setor de comércio, depois de serviços (34%) e indústria (11%). No setor industrial, os segmentos com maior índice de crescimento anual projetado são: fabricação de máquinas e equipamentos (7,5% ao ano), edição e gráfica (5,6% ao ano) e confecção de artigos do vestuário (5,0% ao ano).

 

O estudo ratifica o aumento da classe C e queda das classes D e E. Outra constatação é a de que os novos empreendedores vão utilizar de forma mais intensiva a internet, como fonte de informação, como efeito do aumento da base instalada de computadores do país e a queda no preço dos serviços de acesso de alta velocidade à internet.

foto: GBLjeans (banco de imagens)