David Barioni Neto ficará à frente da agência de exportação durante os próximos quatro anos no lugar de Maurício Borges.
Foi oficialmente empossado ontem, 25 de fevereiro, o novo presidente da Apex Brasil (Agência Brasileira de Exportações e Investimentos). David Barioni Neto, que atuou como presidente da TAM e vice-presidente da Gol, foi nomeado para ficar à frente da agência durante os próximos quatro anos, em substituição a Maurício Borges. Com orçamento previsto para 2015 de R$ 534 milhões, a Apex foi criada para promover as exportações brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o país, com recursos do chamado Sistema S (Senai, Senac, Sesi e Sesc).
Em sua gestão, o plano é abrir mais um escritório da agência no exterior. O destino mais provável será Xangai, na China. Atualmente, a Apex conta com nove escritórios: dois nos Estados Unidos (Miami e São Francisco); e os demais na China (Pequim); Bélgica (Bruxelas), Cuba (Havana), Angola (Luanda), Emirados Árabes (Dubai), Rússia (Moscou) e Colômbia (Bogotá).
Ao tomar posse, Barioni Neto afirmou que uma das metas é expandir as exportações brasileiras, de modo a reverter o déficit na balança comercial. Em coletiva a imprensa, ele comentou que hoje 20 mil empresas brasileiras exportam, número considerado muito pequeno. A Apex opera por meio de projetos setoriais, como o programa Texbrasil, para têxteis e confecções, vinculado ao setor de moda.