Há uma década esse consumo girava em torno de R$ 22 bilhões, segundo o instituto Data Popular, em palestra durante o Senac Moda Informação
No ano passado, a chamada nova classe média brasileira gastou R$ 55,7 bilhões, na compra de peças de vestuário, calçados e acessórios. Há dez anos, em 2002, esse consumo ficou em torno de R$ 22 bilhões, de acordo com pesquisa do instituto Data Popular, apresentada na abertura do Senac Moda Informação, ontem, em São Paulo (SP). Para Renato Meirelles, diretor do Data Popular, especializado em pesquisa do comportamento de consumo da classe C, a ascenção de renda dessa faixa de consumidores alterou o perfil de mercado, com a tradicional pirâmide sendo substituída pelo losango social, e com uma gama de hábitos de compra desconhecidos para a indústria e o varejo tradicionais.
A palestra de Meirelles correu justamente em torno da necessidade de entender a forma de escolha e como decide a compra para faturar parte do que consome essa nova classe média com moda. O instituto trabalha com o critérios da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) da presidência da República, que usa renda per capita como indicador, pelo qual integram a nova classe média pessoas que ganham entre R$ 291,00 e R$ 1.019, 00 por mês. Esse critério é diferente da maioria das pesquisas que considera renda familiar, com a soma dos ganhos.
Do total de gastos com moda, os estados do sudeste absorvem 48%, o nordeste fica com 19%, o sul responde por 18%, o centro-oeste por 7,9% e o norte por 7,5%. Hoje, a nova classe média comporta 103 milhões de pessoas, com o ingresso de 2,7 milhões brasileiros vindos das classes D e E, de um ano para o outro. Esse universo representa praticamente 54% da população brasileira, estimada em cerca de 192 milhões de pessoas, e tornou-se maioria pela primeira vez em 2011. Juntas, as classes A e B sustentam consumo de moda de R$ 45,5 bilhões, enquanto no outro extremo as classes D/E movimentam R$ 19,8 bilhões.
Em relação ao ano passado, os gastos com moda aumentaram significativamente nessa faixa da população. De acordo com dados divulgados pelo Data Popular em janeiro, a nova classe média comprara R$ 35,3 bilhões em roupas, calçados e acessórios ao longo de 2011, quando brasileiros de todas as classes gastaram R$ 72,9 bilhões com artigos de moda. Em relação ao anunciado na palestra, a expansão com os gastos de moda foi de quase 60% até o momento.
foto: divulgação Senac Moda Informação