Namorados moderam as despesas

Vestuário e calçados são os presentes preferidos dos apaixonados que, este ano, cortaram gastos, com previsão de queda de quase 9% no faturamento do comércio.

Os namorados este ano vão caprichar no romance, mais que no presente. A previsão da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) é de queda de 8,5% do faturamento do varejo com a venda de presentes no Dia dos Namorados, devendo movimentar R$ 1,8 bilhão, que representariam 3,5% do faturamento esperado para o mês. Como itens preferidos dos apaixonados, roupas e calçados também entraram na contenção de despesas.

Com o corte, o varejo prevê redução de 8,7% na receita com a venda desses itens em 2016, devendo movimentar R$ 1,38 bilhão, de acordo com os dados da confederação que estima a participação de vestuário e calçados em 77% do total. A expectativa é as lojas continuarem “a apelar para as liquidações, oferecendo linhas de produtos a preços mais acessíveis”, julga a entidade, afirmando que desde que começou a sondagem em 2004 para a data, a queda deste ano é a mais severa. De 2005 a 2014, os gastos com presentes só subiram.

O comércio de São Paulo prevê recuo de vendas da ordem de 5% com o Dia dos Namorados. Avalia que os produtos mais baratos serão os mais procurados, apontando como opção vestuário, calçados e acessórios, citados como opção por 30% dos entrevistados dessa pesquisa, informa a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). As jóias perderam espaço porque estão muito mais caras do que no ano passado, com alta de 27,72%, devido à alta no preço do ouro, assinala o relatório da entidade.

Ainda de acordo com a pesquisa da FecomercioSP, ao contrário do que se imagina, as mulheres não estão assim tão propensas a demonstrar seu amor na forma de presentes, pelo menos as que vivem em São Paulo. Desde 2011, os homens tendem a presentear mais que as mulheres. Este ano, do universo consultado, 78,8% afirmaram que tinham intenção de comprar algo para comemorar o Dia dos Namorados, ante 56,5% de mulheres que declararam a mesma disposição.

AMOR ONLINE
O comércio eletrônico estima que as vendas vão aumentar 12% nesse Dia dos Namorados em relação ao ano passado, movimentando faturamento total de R$ 1,6 bilhão, estimuladas pelas promoções. A expectativa do levantamento da E-bit, unidade especializada em informações da Buscapé Company, é a data gerar 3,94 milhões de pedidos com tíquete médio de R$ 406,00. “Os produtos mais procurados pelos consumidores para presentear são livro, celular e smartphone, perfume, tênis, sapato feminino, DVD, vinho, camiseta masculina e vestido feminino”, afirma o levantamento.