Produção de vestuário avança em julho

Produção de vestuário avança em julho

Em novo formato, matéria consolida os indicadores de moda por mês e no 1º semestre.

Produção de vestuário avança em julho

Com o intuito de oferecer a consulta mais fácil aos indicadores de moda divulgados mês a mês, o GBLjeans compõe um quadro interativo que permite observar o desempenho por atividade em períodos que o leitor mesmo escolhe. É possível consultar os indicadores mês a mês; por semestre; ou por atividade. Basta fazer a escolha na caixa de seleção. Nessa estreia, a página mostra que a produção industrial de vestuário avança em julho, com alta surpreendente de 5,50%.

Não é a realidade do setor têxtil que enfrenta baixa de 0,60% na atividade industrial no mês. Segue assim o desempenho da indústria em geral que registra queda de produção de 1,40%. O resultado foi afetado sobretudo pela redução de produção da indústria alimentícia.

Assim como a produção de vestuário, o desempenho de outros 17 ramos industriais avança em julho.

VEJA GRÁFICOS DE PRODUÇÃO

Na primeira passagem, observe o comportamento da produção até julho da indústria em geral, da indústria têxtil e da indústria de vestuário no Brasil.

O segundo gráfico contém os resultados do acumulado do ano em sete meses e o acumulado dos últimos 12 meses até julho.

CONSULTE O QUADRO INTERATIVO

No quadro interativo elaborado pelo GBLjeans constam dados específicos de moda, vestuário e têxtil, quando é possível fazer o recorte.

Atualmente, são quatro indicadores principais que podem ser comparados com a média geral. É possível comparar inflação da indústria, calculada pelo IPP (Índice de Preços ao Consumidor), com a inflação oficial enfrentada pelo consumidor (IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Também dá para comparar o desempenho de produção da indústria têxtil e de vestuário (PIM) com o comportamento das vendas no varejo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

Todos os indicadores têm como fonte o governo federal. São informações retiradas de pesquisas realizadas mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A de produção é chamada de PIM (Pesquisa Mensal Industrial).

Basta clicar na caixa de seleção do quadro para escolher o período de interesse (mês ou semestre) do ano de 2024.