Já no setor têxtil os preços industriais continuam a subir e a produção cai em setembro.

Pela terceira vez em 2021, produção e preço de roupas aumentam no mesmo mês. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os preços industriais de vestuário subiram
1,62% em setembro sobre agosto, enquanto a produção avançou 1,10%.Depois de subir em agosto, a produção da indústria têxtil voltou a cair em setembro. Recuou 1,20%, mostra a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE. Já o IPP (Índice de Preços ao Produtor), que mostra a inflação da indústria, só diminuiu em julho. Em setembro, aumentou 1,93% em relação a agosto.
Já o desempenho da produção da indústria brasileira recuou em setembro (-0,40%). É a quarta queda consecutiva, destaca o IBGE. Contudo, os preços industriais subiram 0,40% sobre agosto.
ACUMULADO
Em nove meses, tanto a indústria têxtil quanto a de vestuário acumulam alta em relação a igual período de 2020. Na produção e preço de roupas o acumulado do ano até setembro mostra alta de 26% e de 14,61%, respectivamente. No mesmo período, a produção de artigos têxteis acumula aumento de 20,5% e o IPP de têxtil acumula alta de 19,21% no ano.
O acumulado até setembro da produção industrial como um todo registra alta de 7,5%, mostra a pesquisa do IBGE. E o acumulado do IPP geral registra aumento de 24,08%.
12 MESES
A análise dos últimos 12 meses mostra igualmente crescimento nos dois indicadores. Até setembro de 2021, a produção de roupas subiu 17% e o IPP de roupas avançou 16,76%.
Para os têxteis, a taxa aponta alta acumulada de 27,6% na produção e de 19,1% nos preços industriais.
O IPP da indústria em geral aumentou 30,59% nos últimos 12 meses, enquanto a indústria como um todo produziu 6,4% a mais no mesmo período.
CLIQUE NOS GRÁFICOS
Avalie em detalhes o desempenho por segmento e por indicador. Clique nas setas para trocar de gráfico e passe o mouse nas barras para ver os percentuais.