No acumulado do ano, porém, vestuário e têxtil continuam a operar em patamar abaixo do registrado em igual período de 2019.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção industrial sobe pelo 5º mês seguido. Em setembro, as confecções de vestuário aceleraram o ritmo de atividade em relação a agosto. Produziram mais
16,5%, depois da desaceleração anotada no mês anterior. Já a indústria têxtil conheceu o pico de alta em junho, e desde então vem contendo a expansão. A produção do setor aumentou 6,2% em setembro.As duas atividades seguiram o desempenho da indústria em geral que avançou 2,6% sobre agosto, completando cinco meses de alta. Assim, a média de crescimento da indústria vem recuando para níveis mais próximos do período pré-pandemia. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) foram publicados hoje, 4 de novembro.
Apenas quatro ramos industriais reduziram o nível de atividade em setembro. Os demais 22 setores aceleraram o ritmo, mostra a pesquisa. Vestuário foi o segundo que mais cresceu no mês, superado somente pela indústria do couro e calçados (17,1%).
De acordo com o IBGE, para a indústria como um todo, os cinco meses de crescimento “eliminaram a perda de 21,7% acumulada entre março e abril”. Ficou 0,2% acima do patamar de fevereiro.
ACUMULADO NO ANO
A despeito de cinco meses de aumento, a produção da indústria brasileira ainda enfrenta os efeitos devastadores da pandemia de covid-19 sobre a economia. De modo geral, até setembro, a produção industrial como um todo acumula redução de 7,2% sobre igual período do ano passado.
Na mesma base comparação, o corte de atividade continua profundo para os setores de artigos têxteis e de roupas. A indústria do vestuário produziu menos 31,8% no acumulado de nove meses em relação a 2019.
Da mesma forma, até setembro, a indústria de produtos têxteis enfrenta queda acumulada de 14%.
Navegue pelos gráficos abaixo para acompanhar o desempenho desde janeiro até setembro, quando a produção industrial sobe pelo 5º mês seguido. E ainda compare com 2019.