Após três meses de quedas consecutivas, em agosto, setembro e em outubro, a indústria brasileira apresenta alta de 0,3% em novembro
A produção industrial brasileira apresentou alta de 0,3% em novembro, segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse é o primeiro resultado positivo depois de três meses de queda consecutiva – em agosto, setembro e outubro. De acordo com a pesquisa, tanto a indústria têxtil, quanto a de vestuário, interromperam a sequência de recuos, registrando alta de 2,7% e 9,4%, respectivamente, em relação a outubro.
O instituto considera que os bons resultados podem ser atribuídos à diminuição do acúmulo de estoques indesejados que ocorreu no mesmo mês. Apesar da pequena melhora, a produção têxtil de novembro de 2011 caiu 13%, quando comparada a novembro de 2010.
Já a indústria de vestuário recuou 4% em relação a novembro de 2010. Se comparados a janeiro de 2011 os dois setores apresentam resultados negativos de produção: 9% na indústria têxtil e 7,7% na de vestuário.