Depois de três meses em queda, indústria do vestuário registra crescimento no mês e no acumulado.

A indústria têxtil brasileira mantém trajetória de recuperação em 2025, com crescimento expressivo da produção têxtil no acumulado do ano até julho. Dados de julho divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, no acumulado do ano, a indústria do setor produziu cresceu 11,2% na comparação com os mesmos 7 meses de 2024.
Em julho, a produção têxtil avançou 0,70% sobre junho, de modo que em 12 meses a expansão chega a 9,10%.
Apesar do avanço em julho, com aumento de 0,60%, a produção de vestuário avança em ritmo bem mais lento que o da indústria têxtil. A expansão de julho interrompe a sequência de três meses de queda da indústria de vestuário. Dessa forma, o acumulado do ano até julho, registra crescimento de 1,60%, modesto em comparação com o setor têxtil. Mas acima do avanço da indústria como um todo que acumula alta de 1,10% no ano.
Também no acumulado de 12 meses, diverge o desempenho entre têxtil e vestuário. No período anualizado até julho de 2025, a produção têxtil assinala alta acumulada de 9,10%, enquanto a de vestuário assinala aumento de 4%. Ambos registram melhor desempenho que o da produção industrial geral que em 12 meses até julho subiu 1,90%.
Em julho, a indústria brasileira teve queda de 0,20% no ritmo da produção.
DESCOMPASSO
O desempenho superior da indústria têxtil pode estar associado ao fato de que ainda que vestuário represente um pedaço importante da produção, o setor atende outras aplicações. Fornece também para a cama, mesa e banho, roupas profissionais, artigos hospitalares, enxoval para hotéis, itens de decoração, colchões, tecidos para indústria automotiva, entre outros segmentos.
MAIS DADOS
Para uma análise mais aprofundada, o GBLjeans publica abaixo gráficos interativos, que permitem comparar a performance mensal, acumulada do ano e de 12 meses para cada setor.
Esses e outros dados do mercado estão também permanentemente disponíveis em nossa seção de indicadores de moda, oferecendo um panorama completo da indústria.