Em setembro, o setor de moda registrou queda de faturamento pelo terceiro mês consecutivo.
As lojas que vendem vestuário e calçados no estado de São Paulo sofreram queda do faturamento real em setembro, pelo terceiro mês consecutivo. O valor das vendas no varejo de moda alcançou em setembro R$ 3,31 bilhões, conforme o levantamento da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) para a formação da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV). Esse volume representou recuo de 5% sobre agosto de 2016, configurando a atividade cujo faturamento mais caiu entre os nove ramos analisados, em mês no qual todos os segmentos tiveram declínio de vendas. De modo geral, o varejo paulista faturou R$ 47 bilhões em setembro, que equivalem a menos 1,53% sobre agosto.
A comparação sobre setembro de 2015 mostra um perfil diferente. O varejo geral em São Paulo apresentou alta de vendas de 2,2%. “É a quarta alta consecutiva no faturamento do setor nessa base de comparação”, afirma a entidade setorial em comunicado ao mercado. Mas, mesmo nesse confronto, o varejo de moda registrou declínio nas vendas de 4,8%, mostra a pesquisa, que toma por base informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
De acordo com a Fecomercio, a conjuntura econômica ainda é difícil e “não permite traçar cenários otimistas para o comércio paulista, tanto para o final de 2016 como para o próximo ano, que ainda deverá apresentar um nível de vendas muito contraído.”