Pesquisa da CNC estima que vestuário responda por R$ 9 bilhões do faturamento total previsto para o comércio nessa época do ano.
A CNC (Confederação Nacional de o Comércio de Bens, Serviços e Turismo) prevê que o varejo brasileiro terá um Natal de recuperação. A pesquisa realizada pela entidade para essa época do ano estima faturamento de R$ 36,3 bilhões, que corresponde a crescimento de 5,2% sobre 2018. Confirmadas essas projeções, será o maior avanço desde 2014 quando o setor faturou RS$ 36,5 bilhões, ano do pico de receita, aponta o estudo.
Como uma das datas mais importantes para o varejo de moda, o Natal para roupas terá expansão de receita acima da média projetada para o comércio em geral. Do faturamento total, a venda de vestuário deverá contribuir com 24,9%, que corresponderia a R$ 9 bilhões. Representa aumento de 9% sobre os resultados apurados em 2018, quando o segmento sustentou R$ 8,3 bilhões dos R$ 34,5 bilhões faturados pelo comércio brasileiro.
Mas a comparação com 2014 é desfavorável para vestuário. De acordo com dados da CNC, em 2014 o varejo vendeu R$ 10,5 bilhões em roupas.
MAIS VAGAS PARA TEMPORÁRIOS
A expectativa de aumento de vendas reflete na oferta de vagas temporárias no comércio. A CNC prevê a contratação de 91,6 mil trabalhadores formais para o Natal deste ano. Os destaques na oferta de vagas seguem sendo os segmentos de vestuário e calçados (62,8 mil vagas), os hiper e supermercados (12,5 mil) e as lojas de artigos de uso pessoal e domésticos (10,7 mil).
Se antes, o varejo costumava abrir a temporada de contratações de temporários a partir de setembro, desde 2015 o início foi adiado para outubro. A maior parte das vagas são abertas em novembro, mas, com dezembro ainda sendo reforçado e respondendo por 30% da oferta, diz a CNC.