O projeto piloto do governo do estado é direcionado para a produção independente e receberá inscrições até 14 de outubro.
Dentro do ProAC (Programa de Incentivo à Cultura), o governo do estado de São Paulo lançou um edital experimental para projetos especiais englobando três áreas ainda não incentivadas. Serão escolhidos oito projetos nos segmentos de moda, gastronomia e cultura digital que vão receber R$ 20 mil cada um. Voltado à produção independente, os interessados terão até 14 de outubro para inscrever projetos. De acordo com o edital, cada participante pode colocar dois projetos, mas, sabendo que só um deles receberá o dinheiro.
Na verdade, nessa edição experimental, a modalidade de incentivo funciona como um concurso, cujo resultado está previsto para ser conhecido em dezembro. A cargo de uma Comissão de Seleção, a escolha dos oito projetos levará em conta o tratamento de questões históricas e sócio-culturais ligadas à memória e comportamento de grupos culturais. E as propostas “deverão atender a pelo menos uma das seguintes categorias: difusão, formação, produção ou pesquisa”. Embora tenha perfil de concurso, o edital lançado exigirá contrapartida dos vencedores: que as atividades oferecidas sejam gratuitas ou com ingressos que custem até R$ 20,00; que facilitem o acesso de idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.