Comparadas ao ano passado, vendas caem 4,7%, mostra pesquisa do IBGE.
Foi isolada a forte alta nas vendas do comércio brasileiro de vestuário, calçados e tecidos em janeiro. Fevereiro e março registram variação negativa das vendas. Desse modo, o varejo de moda acumula queda de 4,7% no volume de vendas movimentado no primeiro trimestre de 2023, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Porém, em receita nominal, a atividade mostra que a inflação não cede, com alta acumulada de 9,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
De modo geral, as vendas do comércio brasileiro reagiram com aumento acumulado no trimestre de 2,40% em volume. A receita nominal do comércio brasileiro aumentou 8,60% no primeiro trimestre de 2023 sobre igual período de 2022.
VENDAS EM MARÇO
Assim como ocorreu em fevereiro, também em março o varejo de moda assinala a maior variação negativa entre as oito atividades monitoradas pela pesquisa do IBGE. As vendas caíram 4,50%, em volume, na comparação com fevereiro. E subiram 1,10% em receita nominal.
Em volume, não seguiu o comportamento das vendas do comércio em geral que cresceram 0,80% em março. A receita nominal avançou 2,50% sobre fevereiro.
QUEDA TAMBÉM EM 12 MESES
Em 12 meses até março, o varejo de moda acumula baixa de 5,20% em volume, mas alta de 10,60% em receita nominal.
As vendas do comércio brasileiro como um todo também expandiram em 12 meses, com alta acumulada de 1,20% em volume e de 12,60% em receita.
NAVEGUE PELOS GRÁFICOS
Acompanhe nos gráficos a variação, mês a mês do comportamento das vendas, tanto do varejo de moda quanto do comércio brasileiro em geral. Gráficos mostram ainda o acumulado do ano e em 12 meses, elaborados pelo GBLjeans com base na pesquisa do IBGE.