Avaliação do IBGE é que Black Friday ajudou a aumentar as vendas em 3% sobre outubro.
Após quatro meses de venda em baixa, o varejo de moda tem alta de 3% em novembro. A receita nominal persiste em crescimento com aumento de 2,2%, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para o IBGE, o desempenho reflete o movimento no comércio gerado pela Black Friday.
A alta é pontual e não afeta o acumulado do ano, que continua negativo para lojas de vestuário, calçados e tecidos. De janeiro a novembro, o varejo de moda tem baixa acumulada de 5,4% em volume de vendas e alta de 3,6% na receita nominal, na comparação com o mesmo período de 2022.
Nos últimos 12 meses até novembro, a venda do varejo de moda acumula perda. Cai 6,4% em volume de vendas. No entanto, a receita nominal de moda no período permanece positiva, com alta acumulada de 3,8%.
RESULTADO DO VAREJO GERAL
Para efeito de comparação, o comércio varejista brasileito em geral tendeu à estabilidade em novembro, com pequeno aumento de 0,10% em volume de vendas. A receita nominal subiu 0,7% no mês sobre outubro. No acumulado do ano, o varejo brasileiro registra alta de 1,7%, em volume de vendas, e de 4,1%, em receita nominal, na comparação com igual período de 2022. “À exceção de janeiro, o restante do ano ou houve estabilidade ou taxas muito baixas”, declarou o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos.
Em 12 meses até novembro, o varejo brasileiro em geral mantém crescimento acumulado de 1,5% em relação ao volume de vendas e avanço de 5,1% na receita nominal.
NAVEGUE PELOS GRÁFICOS
Clique nos gráficos abaixo para acompanhar a variação do varejo de moda e geral, mês a mês, no ano e em 12 meses. São gráficos elaborados pelo GBLjeans com base nos dados publicados pelo IBGE.