Frente fria e demanda reprimida acentuam expectativa de aumento de vendas.
Mesmo com estoque de itens de inverno em baixa por conta da frente fria que atingiu o país entre junho e agosto, a ABVtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) afirma que entre os associados prevalece a expectativa positiva para as vendas do Dia dos Pais de 2021.
“Há uma expectativa positiva para o evento, a despeito de diversas redes de varejo estarem praticamente sem estoque de inverno por conta da frente fria histórica que atingiu o país e fez crescer a busca. Ainda assim, é possível encontrar lojas com artigos de frio em liquidação”, declara Edmundo Lima, diretor executivo da ABVtex, em nota à imprensa.
Para a CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o Dia dos Pais de 2021 poderá injetar R$2,43 bilhões no varejo de vestuário, calçados e acessórios.
O volume corresponde a 40,2% do total previsto para o Dia dos Pais de 2021. O faturamento projetado para a data é de R$6,03 bilhões, aumento de 13,9% em relação a 2020.
Se a cifra para moda se confirmar, a atividade ocuparia a participação que foi dos segmentos de hiper e supermercados em 2019. Naquele ano, a pesquisa da CNC previa participação de 40,4% dessas atividades no faturamento de R$5,6 bilhões.
Em 2019, a projeção da CNC era de que o varejo de moda faturasse em torno de R$685 milhões no Dia dos Pais. Portanto, o salto esperado para 2021 é grande.
De acordo com a ABVtex, os pais devem ganhar este ano itens de inverno, como jaquetas, moletons, pijamas e meias. E, conforme a CNC, devem pagar mais este ano. A entidade projeta aumento de 6,5% no preço da roupa masculina.
MAIS GENTE NA RUA
A data deve se beneficiar ainda do aumento de circulação das pessoas, estimulado pelo avanço da vacinação no país.
Enquete mensal realizada pela ABVtex registra que todos os cem associados, representados pelos maiores varejistas e marcas do país, afirmam que o desempenho em julho foi melhor que o de junho, tanto nas vendas das lojas físicas quanto no e-commerce.
“As vendas de julho, durante a frente fria, consumiram os estoques de inverno e as lojas já estão apresentando nas vitrines a nova coleção primavera/verão”, afirmou Lima.
A CNC destaca que, de forma geral, a circulação de consumidores no comércio não se normalizou, especialmente, nos shopping centers. Mas diz que a movimentação de clientes vem aumentando. E cita o monitoramento realizado pelo Google Mobility.
“Entre o fim de abril e o fim de julho, o fluxo de consumidores em áreas comerciais cresceu 39%. Mas ainda se encontra 9% abaixo da circulação média de clientes verificada em fevereiro do ano passado”, destaca o comunicado da CNC.
SONDAGEM DA BOA VISTA
Por outro lado, a sondagem da empresa de análise de crédito Boa Vista indica que a maior parte dos empresários ouvidos (52%) se diz pessimista em relação às vendas do Dia dos Pais de 2021. Do total, outros 19% estão otimistas e 29% acreditam que ficarão como estão.
Em relação ao Dia das Mães, 78% dos entrevistados acreditam que o volume de vendas será igual ou menor. “Na média, apenas 12% preveem aumento nas vendas em relação ao ano de 2019”, diz o comunicado da Boa Vista.
A sondagem consulta empresários de diferentes áreas. De acordo com a empresa, a perspectiva de aumento é de 15% no comércio, de 10% no setor de serviços e de 29% para a indústria.
De maneira geral, eles reconhecem que o país vive uma demanda reprimida entre os consumidores. Porém, 53% avaliam que a situação não deve contribuir com a melhoria das vendas da data.
Para 44% das empresas, as vendas do Dia dos Pais correspondem a até 5% do volume total de dinheiro movimentado ao longo do ano.
A maioria considera que itens de vestuário seguem como opção favorita. E avalia que o presente custará em média R$100.
A pesquisa realizada pela Boa Vista consultou 600 empresários entre 06 e 17 de julho. Eles atuam nos setores de comércio, serviços e indústria, de todas as regiões do Brasil, informa a empresa.