Na 2ª edição, empresa aborda ações e indicadores de sustentabilidade e governança.
Com a estratégia para o uso cada vez mais eficiente de consumo de água, a Vicunha em 2022 iniciou um projeto ambicioso de monitoramento nas instalações de suas três plantas brasileiras, que tem conclusão prevista para 2023. A partir desse sistema, a companhia fará o monitoramento online, e remoto, do consumo. O projeto consta da segunda edição do relatório de sustentabilidade no qual a Vicunha mostra o progresso de suas ações em áreas como água, energia, resíduos sólidos, efluentes, emissão de carbono, saúde e segurança do trabalhador, capacitação profissional e educação continuada.
Para o projeto de monitoramento do volume de água utilizado, as máquinas das fábricas brasileiras foram equipadas com medidores de vazão, que transmitirão informações em tempo real de modo a permitir intervenção imediata em caso de problema na linha de produção e, em paralelo, propiciar o mapeamento dos dados de consumo ao longo do tempo.
Outra medida do pilar ambiental envolveu a elaboração em 2022 de um dashboard, que reunirá em um painel visualizado pelo computador informações contendo indicadores quanto a consumo de água, uso de químicos, energia elétrica e vapor, entre outros. “Nosso desafio em 2023 é avaliar o histórico de modo a traçar e escalonar metas ao longo do tempo”, explica o novo relatório de sustentabilidade da Vicunha.
META ESTABELECIDA
Nesse documento de acesso público, a Vicunha afirma que estabeleceu a meta de reduzir a geração de resíduos que são enviados para aterro até 2030. O processo nesse período envolverá todas as unidades da empresa no Brasil em duas frentes de estudo.
Um deles visa avaliar como evitar desperdício de alimentos nas refeições servidas nos refeitórios das fábricas. Outro estudo prevê pesquisar a destinação alternativa para as cinzas geradas pelas caldeiras. Duas ideias estão em análise: reutilizar as cinzas como fertilizante agrícola e a incorporação delas em processos da indústria da construção civil.
Conforme o novo relatório que mostra o progresso alcançado em 2022, a Vicunha informa que reduziu em 10% a geração total de resíduos industriais em relação a 2021. Diminuiu para 18.431 toneladas.
INOVAÇÃO
Um dos grandes projetos da companhia, o V.Laundry foi concluído em 2022, com operação iniciada no primeiro trimestre de 2023. O hub de inovação funciona dentro da planta da Vicunha em Maracanaú, no Ceará. Está abastecido com equipamentos de última geração para criação de modelos e aplicação de efeitos em peças de jeanswear. Ali os clientes podem testar nos tecidos da Vicunha diferentes tipos de acabamentos, lavagens e construir suas coleções com base nas tendências de moda.
Na vertente de produtos, a empresa destaca a implementação do uso do algodão regenerativo certificado, que visa a proteção e a recuperação do solo. Também ressalta parcerias firmadas para lançamento de coleções com matéria-prima recuperada da própria fiação, além da ampliação do uso da fibra de cânhamo em mais tecidos.
AVANÇO INTERNACIONAL
Entre as estratégias para o crescimento das operações na Europa, a Vicunha inclui o lançamento de coleções específicas para a região. Na América Latina, ressalta o aumento da capacidade de produção e modernização da fábrica da Argentina e a inauguração de um showroom na capital Buenos Aires.
Além do Brasil, a Vicunha tem operações em 10 países. Tem fábricas na Argentina e no Equador. Mantém escritórios comerciais e centros de distribuição em México, Colômbia, Peru, Suíça, Espanha, Holanda, Bangladesh e Sri Lanka. Além de atender clientes em 20 países.
MAPA ATUAÇÃO DA VICUNHA
OPERAÇÃO
Maior produtor de denim e denim colour do Brasil, e um dos grandes players internacionais, a Vicunha traça highlights de sua operação.
:: usa majoritariamente algodão certificado e rastreável (ABR e BCI). A maior parte produzida no Brasil onde não há a necessidade de irrigação.
:: em 2022 reciclou cerca de 7 mil toneladas de algodão de modo a fomentar a circularidade.
:: atua com fornecedoores que tenham selo de responsabilidade ambiental Canopy, que atesta produtos obtidos de florestas de manejo responsável, sem extração irregular de celulose.
:: a empresa conta com as certificações ISO 9001 e ISO 14001 para o sistema de gestão da qualidade e de gestão ambiental.
:: tem certificados Standard 100 da Oeko-Tex; RCS (Recycled Claim Standard; e GRS (Global Recycled Standard).
:: atende aos padrões do programa Zero Discharge of Hazardous Chemicals (ZDHC) Roadmap to Zero que trata do uso seguro de produtos químicos.
:: adota a metodologia SMETA, de auditoria social, para que as empresas avaliem suas fábricas e fornecedores nas condições de trabalho da cadeia de suprimentos.
:: acompanha os padrões do Higg Index, que avalia a sustentabilidade socioambiental em toda a cadeia de suprimentos da indústria de vestuário e calçados.
:: para identificar os produtos com atributos mais sustentáveis, a Vicunha desenvolveu seus próprios selos: Less Water, Less Chemical, Recycle, Recovered, Pet Made e Hemp Made.
PILAR SOCIAL
Em 2022, a Vicunha promoveu a revisão de seu Código de Ética e Conduta, que tem seis princípios de base: Integridade e Relações Duradouras; Resultado com Foco do Cliente; Autonomia e Conhecimento; Inovação e Excelência; Gente e Diálogo Aberto; Agilidade e Simplicidade.
Nesse processo, o comitê discutiu temas como liberdade de associação, direitos políticos, respeito ao meio ambiente, combate à corrupção e formas de coibir trabalho análogo ao escravo ou infantil, combate a qualquer tipo de discriminação e assédio.
A Vicunha ressalta outra frente que mostra progresso com ações e iniciativas na área social.
:: uso da metodologia de Matriz de Qualificação, desenvolvida em etapas, para estimular a percepção e a qualificação em saúde e segurança dos funcionários. Em 2022, entre os resultados obtidos a Vicunha destaca queda de 27% no número de acidentes de trabalho.
:: ao longo do ano valorizou os talentos internos mediante a promoção de 600 funcionários para novas funções e novos desafios.
:: o exercício da responsabilidade social corporativa está contemplado em projetos como o Pescar que celebrou em 2022 a primeira turma formada em Tecnologia da Informação. Voltado para o treinamento de jovens de 17 a 19 anos em situação de risco social que vivem no entorno das plantas industriais brasileiras, o Pescar foi criado em 2004. Em 2022, 96 jovens foram selecionados para participar do projeto.
:: por intermédio do banco de tecidos V.Tex, a Vicunha ofereceu apoio a 11 novas marcas em 2022 para as quais doou 2 mil metros de tecidos.
:: Entre os projetos sociais na moda beneficiados pelo V.Tex, a empresa cita o Mulheres do Brasil e o InMod Cria Costura, ambos voltados para jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social. E, ainda, o PanoSocial que trabalha a inserção de ex-detentos no mercado de trabalho.
RELATÓRIO
Com 90 páginas, o novo relatório que mostra o progresso da Vicunha em sustentabilidade foi definido com base nas políticas estabelecidas pela empresa, nos princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também é inspirado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Contempla informações das operações da companhia no Brasil, no Equador, na Argentina, nas quais trabalham 6.987 funcionários.
foto: acervo Vicunha
Conteúdo patrocinado pela marca