Fabricante do Paquistão mostra em feira, tecido tinto com resíduos de algas, mistura de colágeno e celulose e reguladora de temperatura.

Criada como uma coleção comemorativa pelos 30 anos da AGI Denim, a TomorrowLab torna-se agora uma linha permanente do fabricante de tecidos do Paquistão. Para a linha que incorpora tecnologias de ponta na produção de denim, a AGI Denim lança uma coleção da nova fase na feira de negócios Kingpins, marcada para a semana que vem em Amsterdã.
Conforme comunicado da AGI, a linha terá lançamentos contínuos, voltados a quatro áreas de inovação: Future Functions, Future Fibers, Future Colors e Unwasted.
FUTURE FUNCTIONS
Essa área dedica-se a desenvolver tecidos que melhorem aspectos de vestibilidade, conforto e respostas ao corpo. São três novos tecidos. Com a Outlast, a AGI Denim lança denim com propriedade reguladora de temperatura corporal certificada como Space Technology pela Space Foundation. “O denim Outlast absorve e libera calor, conforme a mudança de temperatura, garantindo conforto”, afirma o comunicado de imprensa.
Da Umorfil, fabricante de fibras de Hong Kong, a AGI usa a Beauty Fiber, de origem biológica obtida pela mistura de colágeno marinho com celulose. O resultado é um jeans ultramacio que ajuda a reter a umidade da pele e neutralizar o odor, descreve o informe.
Com a fibra FitSense, da The Lycra, a AGI lança um denim elástico que ativa a modelagem ajustada nas áreas do corpo definidas, sem alterar aparência do jeans,
FUTURE COLORS
Nessa área, o desenvolvimento busca reduzir a dependência a corantes sintéticos à base de petróleo. Para a nova coleção, o fabricante recorreu ao pigmento Algae Black, produzido pela startup do Colorado (EUA) Living Ink Technologies. Na produção do corante preto fumo concentrado de base líquida, a Living Ink usa resíduos de algas.
Com a linha EarthColors, da Archroma, a AGI lança a Earth Glaze. “Em uma aplicação pioneira, a AGI Denim e a Archroma reformularam o EarthColors, corante feito de resíduos vegetais não comestíveis, para agir como revestimento de tecido. O resultado é um denim naturalmente colorido, rico em tom e obtido com o mínimo de água e energia. Isso marca um movimento ousado em direção à coloração baseada em superfície usando subprodutos agrícolas”, salienta o comunicado.
The Chip-Off é um denim projetado para tornar a lavagem do jeans mais eficiente, assim como facilita a aplicação de efeitos de marcação a laser.
FUTURE FIBERS
A área busca ampliar o uso de fibras naturais de baixo impacto, como bambu, banana e seda.
UNWASTED
É a adoção do conceito de economia circular, transformando resíduos em materiais novos e projetados para reciclabilidade, diz o comunicado. Para alcançar o ciclo Tex2Tex (têxteis para têxteis), o fabricante transforma mecanicamente resíduos têxteis pós-consumo e pós-industriais, em novas fibras e fios.
Fibras Re-Visco têm origem na celulose regenerada, produzida a partir de resíduos têxteis reciclados em vez de polpa de madeira virgem. “Esses tecidos incorporam o pensamento de circuito fechado e dão suporte à reciclabilidade futura no fim da vida útil da peça”, afirma o comunicado.